Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Janela Internacional discute cinema de rua

Debate nacional com participação de pesquisadores, políticos e gestores do meio audiovisual é aberto ao público e acontece nesta sexta (13), às 10h, no Cinema da Fundação do Derby.

O VIII Janela Internacional de Cinema do Recife sedia um encontro especial nesta sexta (13), às 10h, no Cinema da Fundação, Derby. A mesa “Cinemas de Rua”, que integra o programa convidado Cine Rua, tem como proposta instigar reflexões sobre a resistência de espaços de cinema fora do modelo shopping center, particularmente no Recife. Além do debate, a programação sob o tema prevê sessões de curtas e um tour pelos endereços dos antigos cinemas no centro da capital pernambucana, já desativados, e também aqueles que ainda resistem.

Convidado do debate, o secretário estadual de Cultura Marcelino Granja vai compartilhar com os presentes as propostas e o planejamento atual da Secult e Fundarpe no que diz respeito à manutenção, modernização e programação dos cinemas de rua que integram a rede estadual de equipamentos. Entre eles, o Cinema São Luiz, que já está com um novo projetor e sistema de som digitais em pleno funcionamento.

Victor Jucá/Divulgação

Victor Jucá

Equipamentos digitais do Cinema São Luiz foram inaugurados no dia 5 de novembro de 2015

Paralelamente à mesa “Cinemas de Rua”, será realizado um grupo de trabalho e oficializado o lançamento do #CineRuaPE, movimento que pretende formar um circuito estadual de salas de rua. O movimento #CineRuaPE surge no ensejo de reunir esforços, promover atividades, estratégias de restauração e preservação, e a consciência de que cinemas de rua são espaços de cultura e memória tão importantes quanto teatros, museus e bibliotecas”, explica o jornalista André Dib, responsável pela mediação do encontro esta sexta.

Na mesa, participam como debatedores Marcelino Granja, secretário de Cultura do Estado de Pernambuco; João Luiz Vieira, professor de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Niterói (RJ); Marcus Mello, membro da coordenação de cinema, vídeo e fotografia da Sala P. F. Gastal, de Porto Alegre (RS); Cláudio Marques, realizador e diretor do Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, em Salvador (BA); Geraldo Pinho, programador do Cinema São Luiz, do Recife; e professor Paulo Cunha, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

As discussões em torno dos cinemas de rua compõem um dos subtemas do Janela de Cinema deste ano. “Converge para esse subtema a própria aura do festival, que desde 2010 apostou no Cinema São Luiz como espaço indissociável da identidade do próprio Janela e também um importante grupo de discussão que teve início no último Festival de Triunfo, capitaneado pelo jornalista André Dib e pela arquiteta e pesquisadora Kate Saraiva”, justifica Kleber Mendonça Filho, cineasta e diretor artístico do Janela.

Tour – Neste sábado, dia 14 de novembro, das 9h às 13h, o Janela organiza um tour guiado pelos antigos cinemas do Recife, já fechados, mas que permanecem na memória cinéfila de muitos recifenses, e também por cinemas de rua de resistência ainda em funcionamento. No roteiro, estão previstas caminhadas pelos antigos endereços dos cinemas AIP, Moderno, Trianon/Art Palácio, Veneza, além de históricos cinemas da Rua Nova. O percurso começa no Cine Moderno e encerra no Cinema São Luiz, com projeção do cine-jornal da inauguração do Veneza.

A oitava edição do festival Janela Internacional de Cinema do Recife é organizada pela CinemaScópio Produções Cinematográficas e Artísticas, tem patrocínio da Petrobras e incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco e conta com apoio institucional do British Council/Transform, Consulado da França, Cinemateca Francesa de Paris, Institut Français, Instituto Camões/Embaixada de Portugal, Prefeitura do Recife, Portomídia, Canal Curta!, Mistika Finalizadora e Kodak, além da parceria com a Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec), Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Pernambuco (ABD/PE), Associação dos Blogs de Cinema de Pernambuco (ABC/PE) e Cachaça Cinema Clube. Mais informações: www.janeladecinema.com.br.

Serviço:
Mesa “Cinemas de Rua”, dentro do programa convidado “Cine Rua” do VIII Janela Internacional de Cinema do Recife
Nesta sexta (13), às 10h, no Cinema da Fundação (Rua Henrique Dias, 609, Derby).
Fone: 3073.6688.
Acesso gratuito.

< voltar para home