Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

José Luiz Mota Menezes lança livro sobre palacetes e solares do Recife no MEPE

O lançamento da obra, que conta com incentivo do Funcultura, será nesta quarta-feira (29), às 19h

Val Lima

Val Lima

O lançamento acontecerá no Museu do Estado de Pernambuco, a partir das 17h

O arquiteto e pesquisador José Luiz Mota Menezes lança nesta quarta-feira (29), às 17h, seu novo livro “Palacetes e Solares dos Arredores do Recife”, no Museu do Estado de Pernambuco. Além da sessão de autógrafo, haverá uma palestra do autor sobre a obra.

A obra, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, reúne informações importantes sobre os palacetes e solares da cidade do Recife, reconhecidos como patrimônio material de Pernambuco, e busca identificar os modelos adotados naquelas moradias, à luz do modo de projetar a arquitetura do século 19, segundo a Escola de Pontes e Calçadas, que foi uma das responsáveis pela formação de engenheiros e arquitetos estrangeiros no Recife.

O texto busca distinguir entre muitas perdas desses bens materiais, os mais significativos e em cada uma das áreas mais importantes escolhendo edificações onde se analisam exemplares que contém mais detalhes. Ele não está atrelado a mais uma história da arquitetura, nem tampouco da arte existente naqueles solares e palacetes. A idéia é que o leitor atente para a importância dos usos dos espaços interiores e seu entorno, além das mudanças dos modelos praticados nas moradias de maior porte, nesses dois últimos séculos em Pernambuco e que talvez tenham reflexos no restante do Brasil.

Com um rico conteúdo, o livro traz informações de interesse de historiadores, arquitetos, engenheiros, universitários, estudantes em geral e toda a comunidade interessada em conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura da capital pernambucana. A publicação é de suma importância para o fomento e a preservação da memória da arquitetura da capital pernambucana.

José Luiz da Mota Menezes - é dono de um extenso e qualificado currículo. É uma referência na área de arquitetura, urbanismo e preservação do patrimônio histórico e cultural do Recife. É presidente benemérito do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) e membro da Academia Pernambucana de Letras. Integrou o Conselho de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura da Cidade do Recife e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU. Tem vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, como o Atlas Histórico e Cartográfico do Recife, do qual foi coordenador (Editora Massangana, 1985) e o Catálogo do Museu do IAHGP, lançado em 2017.

O lançamento da edição impressa será precedido do passeio a pé do projeto “Olha! Recife”, realizado a partir das 14h, pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife que permite à sociedade uma nova oportunidade de lazer a partir do passeio que possibilita um outro olhar da cidade.

Serviço
Lançamento “Palacetes e Solares dos Arredores do Recife”, de José Luiz Mota Menezes
Quando: quarta-feira (29/5), às 17h
Local: Museu do Estado (Av. Rui Barbosa, 960 – Graças – Recife/PE)
Aberto ao público

< voltar para home