Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Jovens artistas em foco na Nuvem e Amparo 60

Nathália Queiroz apresenta a série de aquarelas “Água” e Ramonn Vieitez reúne pinturas na exposição “There was a boy”.

Ramonn Vieitez

“Fragile Moments” (The death of love), um das pinturas de Ramonn Vieitez em exposição.

Dois jovens artistas conquistam espaço para mostrar seus trabalhos em espaços artísticos da cidade. Nathália Queiroz expõe a série de aquarelas “Água” dentro de projeto da Nuvem Produções, que apresenta novos talentos em portal na internet (http://portalnuvem.art.br/) e em exposições na Galeria Joana D´arc. Ramonn Vieitez ganha espaço na prestigiada Galeria Amparo 60 para apresentar as pinturas da exposição “There was a boy”. As duas mostras são abertas na noite desta quinta-feira (07) e fazem parte de projetos incentivados pelo Funcultura, do Governo de Pernambuco.

Um ar melancólico e onírico permeiam os trabalhos de Nathália e Ramonn que criam personagens através das suas obras. Quem quiser pode conferir ao vivo as duas exposições no mesmo dia, já que ambas estão na zona sul do Recife, em bairros vizinhos, Pina e Boa Viagem.

Nathalia Queiroz

Nathalia Queiroz apresenta mulheres na exposição “Água”.

A dualidade da água é o ponto de partida para Nathália criar aquarelas com nuances do azul. “Tenho observado a água, assim como demais objetos dos meus trabalhos, em sua dualidade: tudo pode ser bom e mal, vil e doce, acolhedor e perigoso. Depende do tempo, do uso, da forma. A mesma água que purifica, afoga. Esse é o motivador dessa série ilustrada, onde percorro sentimentos vários”, explica em texto sobre a exposição. O resultado são “mulheres submersas em silêncio ou sereias encantadoras que destilam seu canto enlouquecedor”.

Já Ramonn se inspirou na música “Nature boy”, de Nat King Cole, para criar 20 pinturas que falam um pouco sobre o mistério da juventude, suas descobertas e sobre o amor. “Eu acabei conhecendo Nature Boy por causa da versão instrumental do filme “The Talented Mr. Ripley” e, desde então, ela tem sido uma referência. A identificação com a letra do Eden Ahbez foi quase imediata. É uma canção que conta a história de um personagem que possui muita similaridade com o meu trabalho”, revela o artista, que pela primeira vez ocupa a Galeria Amparo 60.

No espaço privilegiado para as artes da cidade, Vieitez exibe pinturas produzidas entre 2011 e 2014, todas inéditas, com curadoria de Adriano Casanova. “Selecionamos os trabalhos não por data de produção, e sim por temáticas. Elementos que sempre estão presentes na pintura, retratos, natureza… Uma sequência não cronológica que transmita uma atmosfera onírica, algo de forte interesse para o artista”, detalha Casanova.

SAIBA MAIS

Nathália Queiroz é designer gráfico, ilustradora e artista. Desenvolve projetos de intervenções urbanas, fotos e vídeos com o olho.coooletivo, atun no projeto NanquimParede ilustrando lares pela cidade, é colunista quinzenal no blog Vacatussa, colaboradora de zines e publicações independentes com ilustrações, textos e fotografias.

Ramonn Vieitez faz parte do casting da Galeria Amparo 60 desde 2013. “There was a boy” é sua segunda exposição individual no Recife. A primeira, “O império dos sonhos”, esteve em cartaz entre os meses de junho e julho no Instituto de Arte Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 14 obras, entre pinturas e serigrafias. Já participou de exposições coletivas em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Criciúma (SC) e Nova Jérsei (EUA). Tem obras nos acervos do Museu do MAR (Rio de Janeiro), Centro Cultural UNESC (Santa Catarina) e MAM – Museu de Arte Moderna do Rio / Coleção Gilberto Chateaubriand (Rio de Janeiro)

SERVIÇO
“There was a boy”, de Ramonn Vieitez
Abertura da exposição: 7 de agosto de 2014, às 19h
Visitação: de 8 de agosto a 12 de setembro de 2014. Segunda a sexta, das 9 às 13h e das 14h às 19h. Sábados das 10 às 14h (Com agendamento prévio)
Local: Galeria Amparo 60 – Av. Domingos Ferreira, 92 A, Boa Viagem, Recife – PE
Telefone: 81 3033.6060
Acesse: http://www.amparo60.com.br/

Exposição “Água”, Nathália Queiroz
Abertura da exposição:
07 de agosto de 2014, às 19h
Local: Galeria Joana D´arc – Av. Herculano Bandeira, 513, Pina – Recife
Visitação: até 28 de agosto mediante agendamento prévio pelo telefone 81 8175 7208.
Entrada gratuita
Acesse http://portalnuvem.art.br/

< voltar para home