Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Lançamento da revista Outros Críticos terá show de Paulinha Xcamosa no Bairro do Recife

O lançamento, incentivado pelo Funcultura, acontecerá nesta quinta (31), no SinsPire, com apresentação musical e debate com MC de bregafunk

Capa da Revista Outros Críticos, que está sendo lançada nesta quinta, no Recife

Capa da Revista Outros Críticos, que está sendo lançada nesta quinta, no Recife

O que pode o corpo? É por meio dessa provocação que a edição #13 da revista Outros Críticos será lançada na quinta-feira (31/10), às 19h, no SinsPire, espaço cultural localizado no Bairro do Recife. Na ocasião haverá a apresentação musical da MC de bregafunk, Paulinha Xcamosa, que é a entrevistada principal da revista, em matéria assinada por Priscilla Buhr. Além do show, a artista e a jornalista irão conduzir uma roda de conversa sobre o tema da revista com a presença de outr@s participantes da publicação e, claro, do público presente. A entrada é franca. A revista será disponibilizada gratuitamente no site outroscriticos.com. A revista Outros Críticos recebe incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do edital do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE). Mais duas edições da revista serão lançadas até o final deste ano.

Conhecida mais facilmente pelo grande público através da música “Vem sozinha”, hit gravado em parceria com MC Gato e MC Kelvin Zika, a olindense Paulinha Xcamosa, 23 anos, é um ponto fora da curva no bregafunk, ritmo musical da Região Metropolitana do Recife (RMR) majoritariamente dominado por homens e que tem no movimento infantojuvenil “passinho dos maloka” e na dupla Shevchenko e Elloco os principais porta-vozes do gênero no Brasil.

Priscilla Buhr/Divulgação

Paulinha será uma das atrações do lançamento da publicação

Ainda assim, MCs mulheres como Paulinha estão reivindicando diversidade e conquistando o direito de também criar narrativas de putarias e baratinos através de poéticas que versam sobre a liberdade dos seus próprios corpos. “O brega funk é livre, é sensualidade e eu tento sempre mostrar isso: qualquer pessoa é livre pra dançar, pra se expressar da forma que quiser”, disse a artista em conversa com a jornalista Priscilla Buhr para a edição da revista Outros Críticos que será lançada no SinsPire.

“Paulinha é incrível, é uma mulher que sabe o que quer, uma mulher consciente do lugar dela dentro da cena e o poder que tem de influenciar outras mulheres. Nosso encontro foi um momento muito massa de troca”, relembra Priscilla Buhr, que conduzirá o debate com a artista na quinta-feira. “Ela como mulher negra e periférica que tá botando a cara dentro do movimento bregafunk tem muito o que dizer e acredito que será uma conversa muito rica por isso. Estou curiosa”, complementa.

 CONVOCATÓRIA -  Outra novidade nesta edição da revista é o nome de Marília Santos, moradora do município de São Caetano (agreste pernambucano), que foi selecionada por meio de uma convocatória lançada em agosto pelos Outros Críticos com o objetivo de abrir diálogo com pesquisador@s e autor@s do interior de Pernambuco, bem como ser um espaço de aprendizado para jovens críticos experimentarem novas formas de criação. “Participar da Outros Críticos tem me possibilitado vários tipos de aprendizados, desde o funcionamento de como se constrói uma revista, até a convivência com as diferentes pessoas. Cada colocação, seja numa conversa, num texto, na parte gráfica, tem me aberto a um mundo de possibilidades”, revela Marília, que recebeu uma bolsa de R$ 1.000,00 para produzir uma reportagem.

A revista também abriu espaço para colaboradores convidades, como foi o caso da artista Ava Rocha, que escreveu um ensaio sobre o processo criativo do Trança (2018, Circus), o seu terceiro e mais recente álbum. O artista transdisciplinar Conrado Falbo também foi convidado e assina um ensaio sobre o corpo enquanto linguagem. Carlos Gomes, editor da publicação, Fernanda Maia, designer responsável pela capa da revista, e o jornalista GG Albuquerque, também assinam textos.

Esta edição é construída em diálogo com as obras da artista visual Laíza Ferreira, nascida e criada no Pará, mas atualmente reside em Natal. A artista trabalha com técnicas de fotomontagem e fotografia analógica como poética de resistência. As fotos de Paulinha Xcamosa são de Priscilla Buhr

Serviço
Lançamento da revista Outros Críticos #13 – Show com Paulinha Xcamosa + debate
Quando: Quinta-feira, dia 31/10, às 19h
Onde: SinsPire (Rua da Guia, 237 – Bairro do Recife/Recife- PE)
Entrada Gratuita
No evento haverá uma plaquete impressa gratuita com o ensaio de Ava Rocha

< voltar para home