Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Lançamento de CD e livro marca centenário de Rosil Cavalcanti

Quem já não cantou e dançou aos versos de: “Convidei a comadre Sebastiana/ pra cantar e xaxar na Paraíba / ela veio com uma dança diferente /e pulava que só uma guariba/ e gritava: a, e, i, o, u, ipsilone”. Pois eles foram escritos por Rosil Cavalcanti, pernambucano de Macaparana, um dos principais compositores de forró de todos os tempos. Foi em Campina Grande que Rosil se estabeleceu, apresentando, de 1950 a 1968, vários programas. Os principais foram o “Forró de Zé Lagoa” e a “Escolinha do Nicolal”, veiculados na Rádio Borborema, de estrondoso sucesso.  Radialista, humorista, percussionista, renomado compositor, Rosil Cavalcanti completaria 100 anos em 20 de dezembro de 2015.

Acervo

Acervo

Jackson do Pandeiro e Rosil

Considerado um gênio por diversos críticos que se debruçaram sobre a produção do forró nordestino, Rosil foi autor de sucessos vários que ficaram gravados na memória do povo brasileiro principalmente através da voz de Jackson do Pandeiro. Ele foi gravado também por Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Marinês, Zé Ramalho, Genival Lacerda, Clara Nunes, Dominguinhos, Ary Lobo, Gal Costa, Elba Ramalho, Silvério Pessoa, dentre inúmeros outros intérpretes da antiga e nova geração de artistas brasileiros.

Para comemorar a data e celebrar a história e a obra de um dos gênios da nossa música, acontece hoje no Recife, na Loja Passa Disco (Shopping Sítio da Trindade), o lançamento do CD Rosil do Brasil, do cantor Chico Salles, com 12 faixas e participações de Biliu de Campina, Chico César, Josildo Sá, Maciel Melo e Silvério Pessoa. O CD, que  está sendo distribuído pela Universal Music, estará à venda no local por R$ 20,00 (vinte reais).

Também para marcar a data, estará acontecendo no mesmo local o lançamento da biografia Pra Dançar e Xaxar na Paraíba, de Rômulo Nóbrega e José Batista Alves (144 Páginas, produção independente e estará sendo vendido por 50 reais). Os dois lançamentos integram o projeto 10 Aos Passando o Disco, incentivado pelo Fundo de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado, que prevê diversos lançamentos de álbuns, livros, entre outros produtores estratégicos para o fomento da música e da cultura pernambucana, nordestina e brasileira.

SERVIÇO
Lançamento do CD Rosil do Brasil, de Chico Sales e do livro Pra Dançar e Xaxar na Paraíba, de Rômulo Nóbrega e José Batista
Quando: Quinta-feira, (17/12), às 19h
Onde: Loja Passa Disco (Shopping Sítio Trindade, Estrada do Encanamento 480, Parnamirim, Recife)
Entrada Gratuita
Incentivo Funcultura

< voltar para home