Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Leidson Ferraz lança o livro “Panorama do Teatro Para Crianças em Pernambuco”

Carlos Seixas

Espetáculo “Pinóquio” (2006), pela Companhia do Sol, é uma das montagens abordadas no livro.

O jornalista e pesquisador teatral Leidson Ferraz lança, neste sábado (07/03), o livro “Panorama do Teatro Para Crianças em Pernambuco (2000-2010)”. A publicação tem o incentivo do Funcultura/ Governo de Pernambuco e disponibiliza o resultado de uma extensa pesquisa sobre o teatro feito especialmente para as crianças. Para celebrar o lançamento, Leidson preparou uma festa intitulada “para crianças grandes” que começa, às 17h, no salão de festas do SESC Santo Amaro, e conta com show da Banda Mini Rock, discotecagem com Thikos (Thiago Soares), números circenses de integrantes da Escola Pernambucana de Circo e participação do Palhaço Chocolate. Na ocasião, o livro estará a venda por R$ 20,00 (preço promocional de lançamento).  A produção da festa é de Rudimar Constâncio e Daniela Travassos, com ambientação de Célia Regina.

O livro faz um registro da produção de espetáculos para crianças de 2000 a 2010 (onze capítulos distintos, um por ano) em todo o estado de Pernambuco, catalogando mais de 600 produções entre profissionais, amadoras ou estudantis. A publicação traz textos sobre vários acontecimentos ligados ao teatro e os espaços por ele utilizados, citando estreias e temporadas das montagens abordadas na imprensa, o universo cultural que ronda a criança e a política cultural para as artes cênicas.

“O objetivo é propor uma retrospectiva sobre o que aconteceu a cada ano, sempre em referência ao teatro feito para crianças, mas não somente”, diz o autor Leidson Ferraz. “Cada um dos onze capítulos encerra com a lista de montagens apresentadas naquele ano (2000), com descrição detalhada das fichas técnicas, com milhares de artistas participantes (intérpretes e técnicos criadores), indicação do local de origem da peça, cidades visitadas e prêmios recebidos”, complementa Ferraz.

Roberto Moreira Dias

Leidson Ferraz lança livro com a festa “Para crianças adultas”

O projeto para o Funcultura foi elaborado e administrado por Laurecília Ferraz. A pesquisa que resultou na publicação contou com a participação dos assistentes Biagio Pecorelli, Cláudio Siqueira e Mônica Maria, além de Elivânia Araújo no secretariado e Rodrigo Dourado na revisão. A diagramação do livro foi concebida pelo designer Claudio Lira, que criou um formato com referências das histórias em quadrinhos (HQs) e álbum de figurinhas. No total, mais de 200 fotos foram publicadas no livro, que presta homenagem especial ao saudoso fotógrafo Marcelo Lyra, falecido no ano passado. Lyra foi um dos fotógrafos que mais fez registros de teatro no Recife.

Além do Funcultura, o pesquisador ainda contou a parceria com o SESC Pernambuco. A concepção da obra foi de José Manoel Sobrinho,  diretor do SESC, quando Leidson integrava o Núcleo SESC/PE de Teatro Para a Infância e Juventude, hoje extinto. “A parceria com o SESC foi fundamental não só para me propor a ideia, mas para viabilizá-la inicialmente. Com a aprovação do projeto no Funcultura, comemoramos ainda mais. E fico feliz em deixar mais este registro pela nossa memória teatral pernambucana, ainda mais numa linguagem que tenho tanto carinho: o teatro para crianças”, comemora o pesquisador.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Panorama do Teatro Para Crianças em Pernambuco (2000-2010)”, de Leidson Ferraz
Sábado (07/03), às 17h
SESC Santo Amaro

 

< voltar para home