Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Lina Della Rocca dá início ao projeto Fio dos Ventos no Recife

Com apoio do Funcultura, atriz italiana vem à capital pernambucana mostrar seu trabalho à frente do Teatro Ridotto.

Atriz e fundadora do Teatro Ridotto (Itália), Lina Della Rocca chega a Pernambuco neste domingo (5) para abrir a programação do projeto Fio dos Ventos, com uma mini-apresentação do seu trabalho no Espaço Vila, em Santo Amaro. O evento terá acesso gratuito e começará às 17h.

Com incetivo do Funcultura, a artista ministrará, de 6 a 12 de outubro, a oficina Usando Tintas e Cores do Imaginário: O Mundo Pegando Fogo – Uma Experiência do Fio dos Ventos os 20 participantes já foram escolhidos previamente. Com carga horária de 60 horas e voltada para atores, bailarinos, cantores, diretores ou estudantes das artes cênicas, o encontro, de oito horas diárias, prevê, ao final do curso, a montagem de um cortejo de rua, tendo como inspiração os quadros de Bajado e as canções de Capiba. O desfile acontecerá no dia 12 de outubro, no Alto da Sé, em Olinda.

Italiana cumprirá uma agenda extensa no Recife (Foto: Marcelo Casagrande/Divulgação)

A base do trabalho da oficina será focada no campo da pré-expressividade do ator/bailarino, através do contato com exercícios como a “Dança dos Ventos”, o “Samurai”, a “Gueixa”, o “Verde”, “lançamentos e paradas”, “fora do equilíbrio”. “O objetivo é despertar no corpo diferentes qualidades orgânicas de energia e aprender a manipulá-las de diferentes formas e intensidades pelo corpo e pelo espaço”, disse Lina sobre a pedagogia utilizada no workshop. Além disso, haverá um treinamento vocal voltado para o mapeamento dos ressonadores básicos do corpo e para as mais variadas formas de se empregar a voz.

Por fim, Lina Della Roca encenará, no dia 16/10, o espetáculo solo “L’ultima Notte”, às 20h. No palco do Teatro Marco Camarotti, a atriz encarnará uma mulher que dança sozinha com seus fantasmas em uma noite de inverno. Inspirado na vida e obra de Sylvia Plath, o espetáculo retrata a sua história de amor atormentado pelo poeta Ted Hughes. A montagem, dirigida por Renzo Filippetti, tem passagens bíblicas, versos de Tagore e da própria Plath.

Fio dos Ventos
Criado em 2002, o grupo é a base brasileira do projeto pedagógico de pesquisa da arte de ator Il Filo dei Venti, existente no Teatro Ridotto, Itália. Comandado por Lina Della Roca e composto por 10 atores de diferentes estados do país, o Fio dos Ventos tem como missão realizar encontros anuais com a presença da coordenadora e, dentre os objetivos, busca aprimorar a formação nas técnicas de treinamento, improvisação, composição e montagem desenvolvidas por Lina.

Lina Della Rocca
Em 2002, fundou, no Teatro Ridotto, o projeto Il Filo Dei Venti, do qual é a responsável pedagógica. Este último projeto é fruto do grupo Ponte dos Ventos, através do qual a atriz transmite suas experiências teatrais de mais de 30 anos de trabalho, realizando treinos regulares e experimentações artísticas. Em 2012, no Brasil, Lina inicia um novo grupo de pesquisa da arte de ator, chamado “Fio dos Ventos”, do qual se propõe a ser coordenadora e realizar atividades anuais de formação e criação.

Teatro Ridotto
O Teatro Ridotto se constituiu em 1983, como laboratório permanente de pesquisa da arte do ator. Seus componentes são autodidatas, nenhum frequentou escolas de teatro anteriormente. Desde o princípio, o trabalho de investigação, concentra-se nas possibilidades físicas e vocais do ator, e nas leis que regem a “bios” do seu comportamento no palco. As reuniões do grupo se dão anualmente e já foram realizadas na Dinamarca, Itália, Brasil e Colômbia.

Serviço
Apresentação da atriz italiana Lina Della Rocca
Quando: domingo (5/10)
Horário: às 17h
Onde: Espaço Vila (Rua Radialista Amarílio Nicéias, 76, Santo Amaro)
Entrada: acesso gratuito

Espetáculo L’ultima Notte
Quando: quinta-feira (16/10)
Horário: às 20h
Onde: Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro (Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro)
Entrada: acesso gratuito

< voltar para home