Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Livro “Arte Contemporânea no Recife dos anos 1990″ é lançado no Museu da Cidade

Financiada pelo Funcultura, obra de Jane Pinheiro será lançada neste sábado (28), às 16h, inaugurando a mais nova editora pernambucana, a Zanzar Edições, da escritora Maria Alice Amorim

Divulgação

Divulgação

Maria Alice Amorim e Jane Pinheiro

“Ao longo da história, Pernambuco tem sido um dos principais locais da ação artística nacional; a ausência, entretanto, de um conjunto de publicações de caráter acadêmico mais expressivo acaba por reduzir a força de suas ideias e de sua presença destacada na história da Arte Nacional”, escreveu o curador e pesquisador Marcus Lontra no prefácio do livro Arte Contemporânea no Recife dos anos 1990, de Jane Pinheiro, que será lançado neste sábado (28), às 16h, no Museu da Cidade, com sessão de autógrafos.

Neste sentido, a publicação “contribui efetivamente para  se entender a produção artística pernambucana e sua inserção no circuito artístico nacional”, completa o curador. Rica em fotografias da própria autora, o livro, que tem incentivo do Funcultura, registra artistas, performances, montagens e obras referentes à pesquisa realizada e apresentada em 1999 como dissertação de mestrado em antropologia na UFPE. “Uso fotografias como texto, utilizo por vezes textos como ilustração”, explica  Jane  na apresentação da obra, que é conduzida sobretudo pelo diálogo com novos paradigmas de ciência e o conceito de complexidade de Edgar Morin.

A pesquisa, que resultou no livro, trata de coletivos de artistas visuais atuantes na capital pernambucana no final dos anos 1990 e recebeu o prêmio de melhor ensaio no 45° Salão de Artes Plásticas de Pernambuco (2002/2003). O foco do trabalho foram os coletivos  Camelo,  Carga e Descarga  e também a atuação da artista Betânia Corrêa de Araújo. O grupo  Camelo  era formado por Ismael Portela, Marcelo Coutinho, Paulo Meira, Jobalo, Oriana Duarte, Renata Pinheiro. O  Carga e Descarga  tinha como integrantes os artistas Flávio Emanuel, Maurício Silva, Márcio Almeida e Dantas Suassuna.

“Escritura fragmentária, sinuosa, poética, entrecortada de lembranças e múltiplas vozes, esta obra é documento de uma época”, afirma a editora Maria Alice Amorim em nota publicada no livro. A obra inaugura a mais nova editora pernambucana encabeçada por Maria Alice, a Zanzar Produções. Com projeto gráfico assinado por Zoludesign, a edição é bilíngue, com tradução para o inglês por John Holtappel e Geraldo Maia. Na ocasião do evento, que tem acesso gratuito, o exemplar do livro será comercializado por 40 reais.

Autora - Jane Pinheiro é professora de artes visuais e fotografia, cinema e vídeo do Colégio de Aplicação da UFPE. Tem mestrado (UFPE) e doutorado (PUC-SP) em Antropologia. Com a tese “Sonhos em Movimento: 1a. Mostra Imaginária de Audiovisuais produzidos por adolescentes no Recife do Século 21”, trata da produção independente de audiovisual por adolescentes do Recife. É autora do livro  Caleidoscópio, pela editora Paulinas. Integra a comissão organizadora do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife. É autora do registro fotográfico das calçadas para o livro  Caminhos de Pedra – calçadas do bairro do Recife. Tem, ainda, publicado em livros e catálogos o registro fotográfico de performances, artistas, exposições.

Sobre a editora – Maria Alice Amorim é escritora e pesquisadora. Atua na área de Comunicação e Literatura, com ênfase em jornalismo cultural, e principalmente nos seguintes temas: poesia, literatura de cordel, poéticas de oralidade, arte e cultura populares. Ministra cursos, oficinas, palestras sobre os temas que pesquisa. Autora de diversos livros e ensaios, entre eles figura o premiado  No visgo do improviso ou A peleja virtual entre cibercultura e tradição, publicado em 2008 pela Educ, editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Cursou Doutorado (2012) e Mestrado (2007) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Tem Especialização em Teoria da Literatura (UFPE) e graduação em Jornalismo (UNICAP).

SERVIÇO
Lançamento do livro “A arte contemporânea no Recife dos anos 1990″”
Sábado (28), às 16h
Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, bairro de São José)
Gratuito

 

 

 

< voltar para home