Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Livro “Árvores Nativas, Cultura Medicinal” ganha versão em braile

Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, o livro “Árvores Nativas, Cultura Medicinal” terá uma versão em braile. O lançamento da obra, iniciativa da produtora cultural e engenheira agrônoma Danielle Jansen (Mães da Iumas), será na próxima segunda-feira (23), no Centro de Atendimento Educacional Especializado Lions Club, para estudantes com deficiência visual; e no dia 26 de agosto (quinta-feira), às 9h, na Escola Técnica Estadual Ariano Vilar Suassuna – ETE, para alunas(os) do 3° ano do Ensino Médio, onde haverá também uma apresentação de mamulengo. Os eventos acontecerão em Garanhuns e serão realizados respeitando os protocolos de biossegurança relativos à prevenção do Covid-19.

Essa é a segunda edição do projeto “Árvores Nativas, Cultura Medicinal”. A primeira edição contou com a publicação de uma cartilha contendo 21 espécies com relato de saberes sobre o uso medicinal, propriedades e características das árvores, além de pesquisas científicas que sustentam ou ratificam esse conhecimento. A atual edição traz a catalogação de mais 10 espécies e faz uma revisão das 21 anteriormente catalogadas, contendo as 31 espécies.

Salvaguardar esse patrimônio material e imaterial, cuja tradição oral é que ainda o mantém vivo, é o principal objetivo do livro que, ao preservar o saber e as espécies nativas para futuras gerações, abrange não só o conhecimento da natureza, mas a relação de respeito dessas pessoas com a natureza.

O projeto faz parte do coletivo Mães da Iumas, que visa o fortalecimento de ações voltadas para o fomento e multiplicação do registro do patrimônio imaterial com publicações sobre ensinamentos dos saberes e crenças, conhecimentos e práticas tradicionais, que cada vez mais correm risco de extinção. Foi idealizado e é coordenado pela moradora da região, produtora cultural e engenheira agrônoma Danielle Jansen, que viu a importância e a necessidade do registro desses saberes sobre o uso medicinal das árvores nativas feito por comunidades tradicionais de Inhumas, localizada na zona rural de Garanhuns, e do município de São João, ambos no Estado de Pernambuco.

Em outubro, está previsto o lançamento do livro em duas associações rurais no município de Garanhuns, promovendo a distribuição para agricultores e agricultoras, com intuito de fortalecer e transmitir a sabedoria fitoterápica arbórea, assim como a reverberação dessa prática ancestral. E para a maior democratização de acesso ao livro, o mesmo será publicado no formato digital nas plataforma digitais das Mães da Iumas, também previsto para outubro. Haverá uma live para o lançamento da edição virtual. Saiba mais: maesdaiumas.wordpress.com | Instagram: @culturamedicinal.

< voltar para home