Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Livro “Árvores Nativas, Cultura Medicinal” será lançado na próxima segunda-feira (4)

Danielle Jansen lança, na próxima segunda-feira (4), às 15h, o livro “Árvores Nativas, Cultura Medicinal”, na Associação de Agricultores e Agricultoras do Sítio Cruz, comunidade rural de Garanhuns, onde serão distribuídos exemplares gratuitamente, incluindo na programação rodas de diálogos, e brincadeiras do Mamulengo Tomé.

Produzida e publicada com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, a publicação tem como objetivo manter vivo o patrimônio material e imaterial salvaguardando o conhecimento, a tradição oral e as práticas fitoterápicas feitas por moradoras e moradores das comunidades rurais de Inhumas, Garanhuns e Bom Retiro, São João que relatam suas experiências de coleta de sementes, cascas e folhas para o uso medicinal. São sabedorias e vivências transmitidas de geração a geração.

O projeto “Árvores Nativas, Cultura Medicinal” visa chamar a atenção sobre a importância das matas para a qualidade de vida das pessoas do campo, além de difundir os saberes transmitidos a partir da tradição oral, culminando no registro de 31 espécies florestais nativas das matas de altitude de Pernambuco, contendo, também, receitas fitoterápicas e causos relatados por 10 detentoras e detentores desse saber, nativos da região rural.

“A difusão desse conhecimento é imprescindível, pois promove a manutenção dessas práticas fitoterápicas, incluindo a conservação e valorização das matas nativas, e a identificação de novos detentores e detentoras desses saberes e fazeres”, relata Danielle Jansen, autora do livro Árvores Nativas, Cultura Medicinal. Serão distribuídos cerca de 80 exemplares do livro neste evento de encerramento do projeto junto à comunidade rural.

Em outubro, a versão digital do livro estará disponível no site www.maesdaiuma.wordpress.com. Para conhecer um pouco mais sobre o projeto, basta acessar e acompanhar o perfil no Instagram @culturamedicinal e a fan page do coletivo Mães da Iumas (facebook.com/CulturaMedicinal).

Serviço
Lançamento do Livro Árvores Nativas, Cultura Medicinal
Quando: 4 de outubro de 2021 (segunda-feira), às 15h
Local: Associação de Agricultores e Agricultoras do Sítio Cruz, comunidade rural de Garanhuns
Informações: Danielle Jansen – Autora e coordenadora do projeto (87) 996170591

< voltar para home