Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Livro digital Bcubico é lançado sábado (14) na Galeria Maumau

Como olhar para trás sem percorrer um caminho unicamente retrospecto e abrir os poros para perceber a materialização do eco? Como reacessar uma história sem cansar a vista ou perder a sensibilidade para o que se mantém e fazer reverberar? Para Edson Barrus e yann beauvais, idealizadores de Bcubico, uma homenagem ao espaço, ativo no Recife entre 2011 e 2015, se mostrou como desafio. Agora a ideia se configura como livro-arquivo que ambos os artistas lançam no sábado, dia 14 de maio, na Galeria Maumau.

O lançamento, que acontece a partir das 15h, propõe uma partilha sobre a experiência bcubico e o processo de feitura do material — o QR code do cartaz do evento direciona para o livro digital. Participam Edson, yann e biarritzzz e, por conferência online, Ana Lira, Keith Sanborn e Jean-Michel Bouhours, alguns dos atores culturais que participaram da trajetória do espaço e colaboraram com o livro. Também tem pocket show inédito Biahits, projeto musical de biaritzzz, junto a Igea Martins e Henrique Falcão.

Enquanto atividade híbrida, há três possibilidades de acesso do público: presencial e também on-line, pela sala do Zoom ou pela transmissão ao vivo no canal de Bcubico no YouTube. O evento conta com apoio da CEPE – Companhia Editora de Pernambuco, que terá ponto de venda na Maumau no sábado, e incentivo da LAB PE e do Funcultura. Entrada gratuita.

Livro-arquivo
“Como seria possível pensar a experiência de um lugar alternativo em termos de livro, sendo uma ferramenta para continuar a pensar e compartilhar modos de pensamentos sobre lugares e práticas alternativas de artes?”, reflete yann sobre o processo de formatação do projeto. “Sentimos necessidade de disponibilizar a licença completa de uso do Re:combo, dar visibilidade ao encontro realizado no Dia da Consciência Negra em 2012, com texto de Ricardo Ruiz… Então, o desafio era como dar visibilidade não somente textual mas também visual do que aconteceu”, completa Edson. É o primeiro momento de partilha da íntegra do conteúdo do livro bcubico, cujo preview havia sido apresentado durante VII Festival Dobra, em setembro passado.

Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, pelo Edital Funcultura Geral, a obra conta com produção da Experimento, edição da .txt texto de cinema e apoio da CEPE – Companhia Editora de Pernambuco. Com organização de Edson Barrus e yann beauvais, contém textos de Ana Lira, Anthony McCall, Edson Barrus, eRikm, Jean-Michel Bouhours, Keith Sanborn, Malcom Le Grice, Matthias Müller, Nathalie Magnan, Peggy Ahwesh, Re:combo, Ricardo Ruiz, yann beauvais, Ж e mais. São textos analíticos — proposta trilíngue (português, francês e inglês) —, reflexões e testemunhos, e transcrições de determinadas intervenções. No canal de Bcubico no Youtube, é possível saber mais sobre a publicação no Programa Público, série de vídeos curtos apresentando a perspectiva individual de cada membro da equipe sobre o processo. A versão impressa (1.000 exemplares) será lançada em julho, no Recife e em São Paulo.


Bcubico foi uma iniciativa privada dirigida por artistas, aberta e acessível, dedicada à demonstração, exibição de filmes experimentais, videoartes, trabalhos de arte digitais e performativos, por meio de exposições, laboratórios, reuniões e formações, em suas instalações ou em parceria com diversas instituições locais e internacionais (MAMAM, Portomídia, Sesc, Museu Murillo La Greca, Centro do Design da Universidade Federal de Pernambuco, Festival de Inverno de Garanhuns, Cesar, Centro Georges Pompidou, Espace Multimedia Gantner, Light Cone, Wexner Art Center, Consulado Geral da França no Nordeste e diversos artistas). Possibilitou a descoberta de obras, promoveu encontros com artistas estrangeiros, nacionais e pernambucanos, e também disponibilizou livros, vídeos e obras digitais contemporâneas, através de um centro de documentação.

Serviço
Lançamento híbrido do livro bcubico (versão digital)
partilha do processo + performance inédita de Biahits
Quando: 14 de maio de 2022 (sábado), às 15h
Onde: Galeria Maumau (Rua Nicarágua, 173, Espinheiro – Recife/PE)
ou via Zoom com transmissão pelo YouTube
Evento gratuito

< voltar para home