Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Livro traz estudo comparado entre Tropicalismo e Manguebeat

"Canções Iluminadas de Sol", de Carlos Gomes, será lançado neste sábado (14), às 19h, na galeria MauMau.

Priscilla Buhr

Priscilla Buhr

Livro é fruto da pesquisa de mestrado do crítico musical Carlos Gomes

Por Camila Estephania

Movimentos musicais nascidos em momentos diferentes da história brasileira, o Tropicalismo e o Manguebeat passaram por processos semelhantes até a sua solidificação nas décadas de 1960 e 1990, respectivamente. Fruto da pesquisa de mestrado do crítico musical Carlos Gomes, o livro “Canções Iluminadas de Sol” faz um estudo comparado entre os dois cenários, explorando seus contextos políticos, sociais e culturais, sem determinar influência de um movimento sobre o outro.  Com apoio do Governo do Estado, através do Funcultura, o material é lançado neste sábado (14), às 19h, na Galeria MauMau, onde o autor promove um debate com as participações de Jormard Muniz de Brito, Paulo Marcondes e H.d. Mabuse, que também fará um show na ocasião.

“A partir do meu desejo de pesquisar sobre canção brasileira de forma mais profunda, fui me aproximando de temas que circundavam entre ‘canção’ e ‘crítica’. Eu percebia, ainda que embrionariamente, que no Tropicalismo e no Manguebeat haviam terrenos poucos explorados sobre essa relação”, explica Carlos, ao falar que entre as motivações para a pesquisa também estavam leituras da produção acadêmica de Santuza Cambraia Naves, onde era o empregado o conceito da “canção crítica”, em que defendia a canção como veículo do debate intelectual.

Não é à toa que, ao invés de investigar sobre os artistas e álbuns, o autor se dedicou principalmente à análise de canções isoladas dos dois períodos. “Eu vinha pensando em tratar as canções, em abordá-las com uma escrita entre o ensaio e a análise mais formal, de forma mais fragmentada. Pensando mais as canções e menos nos álbuns fechados, me levava a exercer essa forma de pesquisa. Não se trata de achá-la a melhor para esse tipo de trabalho, mas me pareceu a mais apropriada para o livro que eu estava fazendo, para o que eu estava intuindo das relações entre as próprias canções e os temas que eu ia construindo”, justificou ele o caminho seguido.

Priscilla Buhr

Priscilla Buhr

Da esquerda para a direita: Beatriz Melo, Mabuse, Paulo Marcondes, Fernanda Maia, Carlos Gomes e Jomard Muniz de Britto, que participam do lançamento

No entanto, Carlos Gomes destaca que o estudo não tem o objetivo de apresentar um movimento como influência do outro, pelo contrário. “Comparar artistas e canções de períodos distintos não determina que o que vem depois seja necessariamente influenciado ou tenha algum tipo de débito artístico com o que veio antes. É possível articular movimentos, movimentações e coletivos sem necessariamente enquadrar os artistas envolvidos num mesmo caminho estético. É possível inventar coletivamente e manter a individualidade de suas vozes. Esse é um tipo de conquista que me parece revelador tanto do tropicalismo quanto do manguebeat”, observa ele, que também editor da revista Outros Críticos, ao avaliar o legado dos seus objetos de estudo no cenário atual.

Entre as novas percepções que o livro traz também está a relação entre o jornalismo e a crítica na construção dos cenários. “A transformação da ‘tropicália’ em ‘tropicalismo’ e do ‘manguebit’ em ‘manguebeat’, o entre ‘ismos e beats’ a que me refiro no livro, também foi um terreno que não havia sido abordado, pelo menos na relação que trago, com a noção de ‘movimento’, ‘coletivo’”, adianta Carlos. Além do debate, o evento de lançamento também contará com exposição de Beatriz Melo, que venderá seus originais na ocasião. O livro “Canções Iluminadas de Sol” custará R$ 15 e, a partir da segunda-feira, também estará disponível na loja PassaDisco e no site www.outroscriticos.com.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Canções iluminadas de sol”, de Carlos Gomes
Quando: Neste sábado (14), às 19h
Onde: Galeria MauMau (Rua Nicarágua, 173 – Espinheiro/Recife)
Entrada Gratuita

Reprodução

Reprodução

Capa do livro Canções Iluminadas de Sol

< voltar para home