Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Livro infantil aborda o universo dos bacamarteiros

A publicação de autoria de Erick Vasconcelos e Flavinha Marques contou com incentivo do Funcultura.

Divulgação

Divulgação

Confeccionado em três dimensões, livro se transforma em móbile

Um livro criado para ficar sempre aberto. Como se convidasse, a qualquer tempo, quem se depara com ele a conhecer a tradição do bacamarte. Esta é a proposta do livro infantil “O Pipoco dos Bacamarteiros”, de autoria do designer Erick Vasconcelos em parceria com a redatora Flavinha Marques. Suas páginas trazem ilustrações que utilizam elementos das xilogravuras e versos inspirados livremente na poesia popular para construir uma estética própria. Confeccionado em três dimensões, formato conhecido como “pop-up”, o projeto gráfico possibilita que a publicação seja utilizada como móbile ou como enfeite em superfícies planas. O lançamento acontece neste domingo (06/10), às 17h, na 9ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, com pocket show da contadora de histórias e cantora Carol Levy. Para garantir a acessibilidade e inclusão social, a apresentação contará com intérprete de Libras.

A programação faz parte da Bienalzinha, espaço do evento dedicado a publicações e atividades infantis. No local, haverá um estande para a venda do livro durante toda a feira, que ocorre até 13 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Além disso, boa parte da edição de 1.300 exemplares será doada a escolas públicas da capital e do interior. A doação é pretende ampliar o alcance à cultura e trazer orgulho àqueles que poderão tanto se identificar com os personagens quanto se apropriar de um conhecimento mais vasto sobre as tradições de onde vivem.

A obra “O Pipoco dos Bacamarteiros” é o segundo volume da coleção “A Cultura Pernambucana em 3 Dimensões”, editada com incentivo do Funcultura, do Governo de Pernambuco. A coleção pretende contribuir para a formação de leitores e para a preservação do patrimônio cultural imaterial. Na publicação, a narrativa dos personagens Zé Pipoco e Maria Fumaça é o fio condutor para o universo dos bacamarteiros, os batalhões que preservam a brincadeira de atirar fazendo muito barulho e grandes nuvens de pólvora, acompanhados de música.

Para criar a obra, os autores visitaram grupos de bacamarte no Agreste de Pernambuco, que em sua maioria, são formados por gente que se divide entre a rotina no campo e a satisfação em se apresentar no São João e em outros festejos. As moradias e paisagens do interior; a casa-museu do Mestre Vitalino, no Alto do Moura; a Igreja de São João e a Feira de Caruaru serviram de inspiração para os cenários dos personagens.

Coleção
A série de livros infantis “A Cultura Pernambucana em 3 Dimensões’ apresenta é toda criada em design pop-up, que utiliza técnica de ilusão tridimensional, com recortes que fazem com que as ilustrações saltem das páginas. Os livros da coleção apresentam detalhes da história, dos figurinos, da apresentação e dos representantes da manifestação cultural, tudo é contado e mostrado com a intenção de que o conteúdo seja, ao mesmo tempo, didático e ficcional. Feito para ser simples, assim como é a origem de muitos desses artistas populares que transformam tradição em espetáculo.

O primeiro volume, “Os Gigantes de Olinda” teve edição de 2.000 exemplares esgotada. Foi publicado em 2006, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e selecionado para o catálogo Pernambuco Design 2008. Ao perceber a carência de publicações que apresentem a cultura popular para crianças, surgiu a intenção de se expandir o projeto, que teve seu segundo volume também viabilizado pelo Funcultura.

Serviço
Lançamento “O Pipoco dos Bacamarteiros”
Domingo (06/10), às 17h
9ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Centro de Convenções de Pernambuco – Complexo Salgadinho, s/n, Olinda.

< voltar para home