Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Livro memorial sobre o SPA das Artes de Pernambuco é lançado no Mamam

A obra, que conta com incentivo do Funcultura, será lançada na próxima quarta-feira (20), às 19h

Divulgação

Divulgação

No dia do lançamento da publicação haverá uma mesa-redonda que contará com a participação de João Roberto Peixe (ex-secretário de Cultura da Cidade do Recife) e Bruna Pedrosa (coordenadora da 10ª edição do SPA) e Oriana Duarte (artista plástica)

A pesquisadora e artista plástica pernambucana Bárbara Collier lança na próxima quarta-feira (20), às 19h, o livro SPA DAS ARTES: memória, legitimação e afeto, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam). A publicação, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, é o resultado da pesquisa de mestrado realizada por Collier sobre o SPA das Artes, evento criado em parceria com artistas pernambucanos que, ao longo de 11 edições, priorizou ações de incentivo à arte contemporânea e diversas atividades como oficinas, palestras, bate-papo com artistas e incentivo a produção de projetos artísticos experimentais inéditos.

A pesquisa revela o surgimento do SPA das Artes, sendo parte de uma política pública que priorizava a participação da população na construção das suas ações, o modo de funcionamento do SPA e como os trabalhos foram estruturados ao longo das edições. No livro, a autora ressalta a importância do SPA como um importante meio para a legitimação profissional de diversos artistas que transitaram entre as suas diversas edições e como o evento afetou a relação dos artistas com seus pares e com a cidade. No final do livro, há um catálogo inédito que reúne parte das obras realizadas por artistas pernambucanos que contaram com o incentivo da prefeitura para realizações das obras durante o evento.

“O livro é um recorte importante e inédito da produção de arte contemporânea do nosso Estado no começo deste século. E, além do registro histórico, ele faz uma análise da importância que foi o evento para a cidade e para os seus artistas. A obra ressalta como o SPA afetou de forma positiva o seguimento de artes visuais na cidade do Recife, contribuindo não só para legitimação desses artistas como fomentando aproximações afetivas com a cidade, com o mercado, com a gestão pública e os demais artistas que dele participaram”, conta a autora da publicação.

O evento de lançamento contará com uma mesa-redonda que reunirá João Roberto Peixe (ex-secretário de Cultura da Cidade do Recife) e Bruna Pedrosa (coordenadora da 10ª edição do SPA) e Oriana Duarte (artista plástica). A obra terá distribuição gratuita.

Bárbara Collier é artista plástica, produtora cultural, pesquisadora e mestra em Teoria das Artes Visuais pela UFPE. Atuou no SPA das Artes em diversas funções, sendo coordenadora da última edição.

Serviço
Lançamento do livro SPA DAS ARTES: memória, legitimação e afeto – Bárbara Collier
Quando: 20/3 (quarta-feira), às 19h
Onde: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Rua da União, n°88, Boa Vista, Recife-PE)
Entrada gratuita

< voltar para home