Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Livro sobre pífanos é lançado em Caruaru

Depois de ter sido lançado no Recife, o livro “Pífanos do Agreste” chega à região onde foi originado. A publicação é lançada neste domingo (21/06), a partir das 16h no Museu de Barro de Caruaru. O livro é resultado de uma pesquisa e um mapeamento, que contribui para o processo de registro dessa forma de expressão como bem cultural imaterial, sob o acompanhamento técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan). A publicação tem incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco.e faz parte das ações da produtora Página 21 sobre o tema, que podem ser conhecidas no portal tocandopifanos.com. O acesso ao evento é gratuito, aberto a qualquer pessoa interessada.

Na ocasião haverá uma mesa de debate com os pesquisadores da Página 21, além dos músicos João do Pife e Marcos do Pífano. Após a palestra, é hora de ouvir o som da Banda de Pífanos Vitoriano Jovem, formada por crianças e adolescentes da cidade de Caruaru, e terá a participação especial de Marcos de Pífano e do mestre João do Pife.

O livro é uma imersão no universo das bandas de pífanos no agreste central pernambucano, região das mais férteis nesse tipo de expressão musical. Por meio da coleta de dados com base em documentos históricos, acervos das bandas e depoimentos de músicos e mestres, a edição mostra a formação tradicional das bandas e como elas adaptam-se aos novos tempos.

O livro tem textos de Daniel Magalhães (músico e pesquisador), Eduardo Monteiro (historiador), Carlos Malta (consultoria e transcrição de partituras), José Claudio Lino (transcrição da música, baião do espaço de João do Pife) Giorge Bessoni e Romero Oliveira (técnicos do Iphan), Amaro Filho (produtor cultural), Maria do Carmo Caldas (museóloga), Luiz Queiroga (compositor), fotos de Claudia Moraes, e edição de Rafael Coelho, design de Vladimir Barros e produção gráfica da Bagaço.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Pífanos do Agreste”
Domingo (21/06), às 16h
Museu do Barro de Caruaru -Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, Centro – Caruaru.
Acesso gratuito.

< voltar para home