Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Mais uma edição do recital “Poesia Bicho Fêmea” acontece nesta quarta (14)

Com incentivo do Funcultura, projeto vai homenagear as poetisas Maria de Lourdes Hortas e Celina de Holanda, no Sesc de Santa Rita (Recife), às 19h30

Rick Rodrigs

Rick Rodrigs

Poetisa e recitadora Cida Pedrosa comanda o evento junto com Silvana Menezes

Elaborado pelas poetisas e recitadoras Cida Pedrosa e Silvana Menezes para divulgar a obra de sete poetisas com militância literária em Pernambuco, todas com mais de 70 anos de idade, o projeto Poesia Bicho Fêmea, uma série de recitais em teatros do Recife, volta a acontecer nesta quarta-feira (14), no Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira, Sesc Santa Rita, às 19h30.

celina_de_holanda2

Falecida em 1999, Celina de Holanda é homenageada do evento junto com Maria de Lourdes Horta

Dessa vez, será reapresentada a segunda edição que aconteceu em novembro, homenageando Maria de Lourdes Hortas e Celina de Holanda, falecida em 1999. O projeto, que tem incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, não se trata de um recital comum, pois Cida Pedrosa e Silvana Menezes não se limitam a declamar versos. De acordo com Cida Pedrosa, será montado uma espécie de poema visual para as homenageadas. Além de recursos de dramaturgia, as recitadoras vão usar imagens projetadas sobre elas mesmas para dinamizar o espetáculo, que tem direção de Emanuella de Jesus.

A vida e obra das homenageadas também serão tema de uma roda de conversa que acontecerá ao fim do espetáculo, com as escritoras Jussara Salazar, Cida Pedrosa, Silvana Menezes e o público presente. Haverá tradução em libras para deficientes auditivos.

Depois do sucesso das primeiras edições, em agosto e em novembro, a ideia do projeto é continuar promovendo encontros poéticos em teatros, todos gratuitos e abertos ao público em geral.  ”Cada recital é feito com um olhar diferente. O intuito é dar visibilidade a essas poetisas com mais de 70 anos que têm toda uma historia na literatura de Pernambuco mesmo que não seja pernambucanas. O primeiro foi uma homenagem às mulheres a partir da obra de Lenilde de Freitas. Agora estaremos reapresentando o tributo que fizemos a Celina e Maria de Lourdes com uma viagem urbana pelo universo recifense através dos temas delas”, explica Cida.

O projeto ainda prevê mais duas edições em 2017, cada uma homenageando duas poetisas e sendo reapresentadas em locais diferentes.

 

< voltar para home