Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Mamam inaugura a exposição “Das coisas políticas e as políticas das coisas”

Com incentivo do Funcultura, a mostra contará grupo de estudos, cursos onlines e debates

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre as diversas faces da relação arte e política, o projeto “Das coisas políticas e as políticas das coisas” promove uma exposição em todos os salões do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – Mamam (Recife). A mostra, que conta com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura, está prevista para o segundo semestre de 2021 e conta com obras de setenta e uma artistas mulheres do acervo do Museu.

Além disso, a iniciativa conta com um grupo de estudos curatoriais, coordenado pela crítica de arte Ana Luísa Lima, cursos online gratuitos, uma série de debates online, uma publicação impressa sobre o processo e a aquisição de duas obras, das artistas Ana Lira e Milena Travassos, para o acervo do Mamam. A programação de lives e cursos acontece entre os meses de março e julho, e pode ser acompanhada através dos perfis do Instagram do museu e do projeto, @mamamrecife e @dascoisaspoliticas.

“Das coisas políticas e as políticas das coisas” surgiu a partir de uma pesquisa que busca tecer diálogos entre o acervo do museu e as demandas sócio-políticas contemporâneas. Dessa forma, questões como representatividade, gênero e lugar de fala são alguns dos pontos levantados pelas ações da iniciativa e pelo grupo de estudos curatoriais do projeto, que é formado por 13 pesquisadores que se encontram desde setembro de 2020 e que também compõem a equipe curatorial e editorial do catálogo da mostra. O projeto enxerga na arte um lugar possível de estabelecer conversas críticas com as diversas culturas e com a sociedade, e em seu catálogo impresso tem a intenção de acentuar e refletir sobre as perguntas necessárias sobre as ausências de artistas e suas representatividades de gênero, classe social, etnia e racialidade na construção de acervo do Museu.

A programação, ainda em construção, conta até agora com as seguintes ações que tem data definida:

LIVE Conversa “Das coisas políticas e a política das coisas”
Participantes: Ana Luísa Lima e Mabel Medeiros
Data: 24 de março (quarta-feira), às 19h, através do Instagram do Mamam

MINICURSO “Das coisas políticas”
Facilitadora: Ana Luísa Lima
Data: 7, 14, 21, 28 de abril, via Google Meet
Carga horária: 16h
Vagas: 30
Inscrições: link será disponibilizado na bio do perfil do Mamam no Instagram

MINICURSO “Outro museu só pode existir depois que este acabar (museus, monumentos e miradas decoloniais)”
Facilitador: Bruno Oliveira
Data: 7, 14, 21, 28 de julho, via Google Meet
Carga horária: 12h
Vagas: 30
Inscrições: link disponível na bio do Mamam

Serviço
Exposição “Das coisas políticas e as políticas das coisas”
Instagram: @mamamrecife e @dascoisaspoliticas

< voltar para home