Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Maracambuco apresenta-se na Casa da Cultura

Divulgação

A Casa da Cultura, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, abre as portas nesta sexta-feira (4) para receber, a partir das 14h, uma apresentação do grupo cultural Maracambuco. O evento faz parte da agenda de atividades do Projeto Casa da Cultura em Movimento, que conta com incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura. A mostra é gratuita.

O Maracambuco tem sua origem no maracatu de baque virado. Sua apresentação consiste na mistura de percussão, movimento, colorido e energia, alto astral e alegria. Fundado em 09 de Junho de 1993, a agremiação carnavalesca nasceu da vontade de um grupo de jovens negros, moradores da periferia, encantados pela cultura afro-descente.

Há mais de 28 anos, o Maracambuco desfila no carnaval pernambucano, com a missão de divulgar, preservar e promover a arte e a cultura. Além disso, o grupo tem utilizado da força, conhecimento e disciplina proporcionados pela cultura popular, para instruir, capacitar e transformar a vida de jovens pretos e em vulnerabilidade social que vivem na periferia. Durante o ano, além das apresentações, o maracatu busca ofertar oficinas semanais de percussão e dança para os jovens da comunidade.

Durante a mostra, o Projeto Casa da Cultura em Movimento também vai oferecer um passeio pela Casa da Cultura de Pernambuco para o público atendido pelo projeto social: “Filhos do Bairro, São Futuro do Bairro”, da cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Cerca de 20 crianças e adolescentes, além da oportunidade de aprender sobre a história e memórias do local, vão poder prestigiar o Maracambuco, e bater um papo com os integrantes.

O encontro acontece dentro das regras sanitárias do estado, com uso de máscaras e distribuição de álcool 70%. A mostra e a aula-espetáculo terão, ainda, recursos de acessibilidade, com apoio da tradutora da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Serviço
Apresentação do Maracambuco na Casa da Cultura
Quando: 4 de março de 2022 (sexta-feira), das 14h às 17h
Onde: Casa da Cultura de Pernambuco (R. Floriano Peixoto – São José, Recife – PE)
Acesso livre e gratuito

< voltar para home