Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Maracatu Águia Formosa abre inscrições para oficinas gratuitas em Tracunhaém

As inscrições podem ser feitas por e-mail, telefone ou pessoalmente. Projeto conta com incentivo do Governo de Pernambuco.

O “Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa” está com inscrições abertas para três oficinas gratuitas, que serão oferecidas em Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Os principais objetivos são fortalecer, reconhecer e valorizar a cultura maracatuzeira pernambucana. Com incentivo do Governo do Estado, por meio do Funcultura, serão oferecidas as oficinas de “Rima, métrica e improviso – estimulando a formação da nova geração de mestres de maracatu” , “Teoria musical – estimulando a formação da nova geração de músicos”  e “Confecção de adereços de maracatu”.

Para participar das oficinas do Projeto Azougue, qualquer pessoa a partir dos 10 anos pode efetuar a sua inscrição gratuitamente pelo e-mail: m.aguiaformosa@gmail.com, por telefone (81) 99169-2021 ou no primeiro dia de aula da atividade em que tiver interesse. As aulas acontecerão na sede do Maracatu Rural Águia Formosa, que fica na rua do Rosário, 11 – Centro, em Tracunhaém. Para atingir um maior número de interessados, as vagas foram distribuídas em oito turmas, com aulas pela manhã ou à tarde.

Segundo o Mestre Maciel Salú, coordenador do projeto, além de fortalecer a cultura do Maracatu, a iniciativa leva outros conhecimentos para crianças, adolescentes e adultos que participam. “Os jovens têm seu tempo ocupado com as oficinas, entram em contato com os Mestres e aprendem sobre a história e o valor do Maracatu. E ainda abordamos temas como racismo, drogas e violência em meio às atividades”, explica.

Mestre Maciel Salú é o coordenador do “Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa”

Mestre Maciel Salú é o coordenador do “Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa”

A oficina de “Teoria musical – estimulando a formação da nova geração de músicos”, que será ministrada pelo Mestre Minuto, é de iniciação musical. Assim, os alunos terão os primeiros contatos as notas musicais para terem uma base e, futuramente, optarem por se dedicar a um instrumento de sua preferência. Desta forma, o público-alvo são pessoas que ainda não começaram a estudar música em sua teoria. Serão oferecidas duas turmas na segunda-feira (09h às 12h ou 14h às 17h) e uma terceira na sexta (09h às 12h). As aulas começam no dia 6 de novembro.

Já a oficina de “Rima, métrica e improviso – estimulando a formação da nova geração de mestres de maracatu” tem como foco ensinar a poesia dos mestres maracatuzeiros. Os alunos vão aprender desde a criar Sambas de Maracatu de 10, 6 ou 4 linhas, passando a entender o que é um Duelo e até mesmo sobre a importância e a função do Mestre. As aulas serão ministradas pelos Mestres Maciel Salú (Maracatu Águia Formosa) e Barachinha (Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires). Os interessados poderão escolher entre as duas turmas que serão oferecidas às terças-feiras (09h às 12h ou 14h às 17h). As aulas iniciam no dia 7 de novembro.

A oficina de “Confecção de adereços de maracatu” tem como proposta ensinar a produzir os principais elementos da vestimenta dos maracatuzeiros. Os alunos vão produzir e bordar golas, chapéus de caboclo de lança, surrão, entre outras peças. A ideia é que os interessados aprendam a confeccionar as vestes dos integrantes dos maracatus, sua própria fantasia ou até mesmo produzam peças para vender. As aulas serão ministradas por Nilson Veloso e Dona Maria, ambos do Maracatu Rural Águia Formosa. O início da atividade será no dia 8 de novembro, com turmas nas quartas-feiras (09h às 12h ou 14h às 17h) e aos sábados (9h às 12h).

O “Projeto Azougue – Manutenção Maracatu Rural Águia Formosa” é realizado pelo Maracatu Rural Águia Formosa, Grão – Comunicação e Cultura e Maciel Salú. A ação cultural conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo do Estado de Pernambuco. A iniciativa ainda conta com a parceria da Prefeitura de Tracunhaém.

Sobre o Maracatu Rural Águia Formosa – O Maracatu Rural Águia Formosa foi fundado em 1999 pelo Mestre Edmilson Honório em Tracunhaém. Em 2002, passou a integrar a Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Hoje, com mais de 140 integrantes, o Águia Formosa tem o desafio de pensar e estruturar ações que se concentram não apenas no campo da cultura, mas também na promoção social.

Por sua missão ampla, o Águia Formosa faz com que seu trabalho de formação com crianças, adolescentes e jovens, em sua maior parte em situação de vulnerabilidade social, seja cada vez mais abrangente. Foi com este pensamento que o grupo é considerado um dos Maracatus mais atuantes na sua cidade de origem.

Por sua força, foi convidado a participar do Festival Mundial das Artes Negras (Senegal, 2010), onde representou o Brasil e fez erguer-se a bandeira de Pernambuco. Além disso, segue com atividades durante todo o ano para a manutenção e difusão do Maracatu Rural. Durante o Carnaval, o Águia Formosa percorre todo o estado para mostrar a sua força e suas tradições.

Projeto Azougue

Projeto Azougue

Serviços:

Oficina: “Teoria musical – estimulando a formação da nova geração de músicos”

Ministrante: Maestro Minuto

Quando: de 06 de novembro a 19 de janeiro

Turmas:

Segundas-feiras – 09h às 12h

Segundas-feiras – 14h às 17h

Sextas-feiras – 09h às 12h

Local: Rua do Rosário, 11 – Centro, Tracunhaém|PE

Vagas: 25 alunos por turma

Público-alvo: qualquer pessoa acima dos 10 anos

Inscrições: por e-mail m.aguiaformosa@gmail.com, telefone (81) 99169-2021 (Gil Régis) ou pessoalmente; gratuitas e abertas até o 1º dia de aula ou até o preenchimento das vagas

 

Oficina de “Rima, métrica e improviso – estimulando a formação da nova geração de mestres de maracatu”

Ministrantes: Mestre Barachinha (Maracatu Estrela Dourada) e Mestre Maciel Salú (Maracatu Águia Formosa)

Quando: dias 07, 14, 21 e 28 de novembro

Turmas:

Terças-feiras – 09h às 12h

Terças-feiras – 14h às 17h

Local: Rua do Rosário, 11– Centro, Tracunhaém|PE

Vagas: 25 alunos por turma

Público-alvo: qualquer pessoa acima dos 10 anos

Inscrições: por e-mail m.aguiaformosa@gmail.com, telefone (81) 99169-2021 (Gil Régis) ou pessoalmente; gratuitas e abertas até o 1º dia de aula ou até o preenchimento das vagas

 

Oficina: “Confecção de adereços de maracatu”

Ministrantes: Nilson Veloso e Dona Maria (Maracatu Águia Formosa)

Quando: de 08 de novembro a 20 de janeiro

Turmas:

Quartas-feiras – 09h às 12h

Quartas-feiras – 14h às 17h

Sábados – 9h às 12h

Local: Rua do Rosário, 11 – Centro, Tracunhaém|PE

Vagas: 25 alunos por turma

Público-alvo: qualquer pessoa acima dos 10 anos

Inscrições: por e-mail m.aguiaformosa@gmail.com, telefone (81) 99169-2021 (Gil Régis) ou pessoalmente; gratuitas e abertas até o 1º dia de aula ou até o preenchimento das vagas

< voltar para home