Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Maracatu Rural Águia Formosa promove sambada e oficinas culturais em Tracunhaém

Incentivadas pelo Funcultura, as ações gratuitas integram o ‘Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses’

Foto: Heudes Régis/divulgação

O Maracatu Rural Águia Formosa, de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco, segue com as atividades para o público do ‘Projeto Azougue – Manutenção do Maracatu Rural Águia Formosa por 12 meses’. Em novembro, a iniciativa realiza quatro ações: Sambada de Maracatu e as Oficinas de Confecção de adereços de Maracatu; Rima, Métrica e Improviso; e Iniciação musical ao terno de Maracatu. Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, o projeto é uma realização da Grão – Comunicação e Cultura, com direção geral do mestre Maciel Salú.

A Sambada de Maracatu será realizada neste sábado (5), a partir das 21h, na Rua Professora Ana Vaz de Andrade, nº 48, no Bairro Novo, em Tracunhaém. Sob o comando do mestre Maciel Salú, o Águia Formosa recebe o Maracatu Leão Mimoso, que será guiado pelo mestre Carlos Antônio. Para abrir a noite, o mestre Edmilson vai comandar a Ciranda Estrela nesta edição do encontro. Tendo como cenário o terreiro do Águia Formosa, a sambada tem como proposta integrar a comunidade e demais interessados, apresentando a disputa entre duas nações. Durante a brincadeira, os mestres entoam suas rimas numa disputa que não tem hora para acabar.

Possibilitando oferecer gratuitamente atividades de interesse social, voltadas à preservação do patrimônio cultural pernambucano, fortalecendo sua atuação como célula e seus vínculos comunitários, o projeto também se destaca por garantir um ambiente de intercâmbio entre a educação formal e os mestres Griôs.  As oficinas, que possuem a coordenação geral do mestre Maciel Salú, visam promover o contato entre aspirantes a mestre de Maracatu Rural com os veteranos para a aprendizagem da metrificação e da improvisação presentes na construção das loas, passando pela produção de adereços e indumentárias típicas e pela musicalidade das sambadas e das apresentações artísticas.

Programação das oficinas

- Confecção de adereços de Maracatu
Os participantes terão acesso ao conhecimento prático sobre o Maracatu Rural e sua relação com a região da Zona da Mata Norte, com a experiência de quem produz e comercializa as indumentárias típicas desse brinquedo da cultura popular. Na metodologia, está prevista o ensino das etapas de produção, acabamento e disponibilização dos materiais para a utilização dentro das atividades do Maracatu Rural Águia Formosa de Tracunhaém. A atividade será ministrada pelos integrantes do Maracatu Rural Águia Formosa Alexsandro Vitorinoe Maria Vitorino.
Data: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de novembro de 2016
Horário: 8h às 18h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 – Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

- Rima, Métrica e Improviso – estimulando a formação da nova geração de Mestres de Maracatu
Os participantes terão acesso ao conhecimento prático sobre a construção de rimas e a métrica aplicada ao Maracatu Rural, com o uso de motes e noções sobre improviso que são utilizados nas Sambadas de Maracatu e apresentações artísticas. O conteúdo é parte do repasse das ações Griô oferecidas pelo Maracatu Rural Águia Formosa. A atividade será ministrada pelos Mestres Barachinha (Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires|PE), Antônio Roberto e Dedinha, que é líder do Maracatu Cambindinha de Araçoiaba, o mais antigo de Pernambuco, fundado em 1914.
Data: de 14 a 26 de novembro de 2016 (de segunda a sábado)
Hora: 8h às 13h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 – Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

- Iniciação musical ao terno de Maracatu – estimulando a formação da nova geração de Músicos
Os participantes terão acesso ao conhecimento prático sobre ritmo e percussão voltados à produção musical, Sambadas e apresentações culturais do Maracatu Rural. No conteúdo, estão a montagem de repertório e as composições para apresentação em Sambadas de Maracatu e apresentações artísticas. O conteúdo é um incentivo a novos integrantes para os ternos que atuam junto aos grupos culturais. A atividade será ministrada pelos Mestres Zé Pretinho (Maracatu Rural Águia Formosa) e Dinda Salú (Maracatu Piaba de Ouro de Olinda)
Data: de 14 a 26 de novembro de 2016 (de segunda a sábado)
Hora: 13h às 18h
Local: Rua Professora Ana Vaz de Andrade, 48 – Bairro Novo, Tracunhaém|PE
Entrada: gratuita

< voltar para home