Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Marcelo Pedroso participa do projeto “Foto em Movimento” na Orbe Coworking

Nesta segunda edição do projeto, que acontece nesta quinta-feira (10), às 18h30, serão discutidas as interfaces entre a produção audiovisual e a fotografia

Divulgação

Divulgação

Diretor exibirá o seu fotofilme “Paz a esta casa”

O projeto “Foto em Movimento”, comandado pelo fotógrafo pernambucano Josivan Rodrigues, recebe nesta quinta-feira (10), o cineasta Marcelo Pedroso e o professor da UFPE e pesquisador em fotografia José Afonso Jr. na Orbe Cowoking, sediada no 8º andar do Edifício Pernambuco. Além de um bate papo com os convidados, serão exibidos os fotofilmes “Paz a esta casa”, de Kleber Mendonça Filho, com montagem de José Afonso, e “Aeroporto”, de Pedroso. O evento, com acesso gratuito, começará às 18h30.

“Através do suporte audiovisual, podemos conhecer autores e suas obras com uma certa profundidade em pouco tempo, entender como os mestres trabalham, desmistificar o seu modo de fazer. É preciso reforçar o poder educativo do audiovisual. É fato que os portais Vimeo e Youtube são espaços de formação, de educação do olhar e educação do fazer”, disse Josivan sobre a iniciativa. Centenas de horas foram dedicadas por ele ao processo de escolher, assistir e anotar trechos importantes. Durante essas etapas, foi preciso decidir, entre as produções assistidas, quais se coadunam com o caráter formativo e informativo do projeto, que vê o audiovisual como ferramenta para o aprendizado e o aperfeiçoamento de produtores de imagens, fruidores e interessados no tema.

Histórico
Ao longo da primeira fase do “Foto em Movimento”, Josivan produziu postagens semanais com informações e links sobre produções em longa e curta metragem, obras de ficção e documentários. Os variados gêneros abordam experimentos com a técnica fotográfica para a produção audiovisual, aspectos da vida e obra de fotógrafos não só locais, mas de todo o mundo.

Ainda que restritas em Pernambuco, algumas produções merecem destaque na seleção encontrada no site. É o caso do filme de Adelina Pontual, “O Pedido”, em que Alcir Lacerda encarna um fotógrafo encarregado de retratar em vida a imagem que irá ilustrar o santinho obituário da cliente. Outros destaques são o premiado Vinil Verde, de Kléber Mendonça, que explora a linguagem fotográfica enquanto elemento fílmico; e o Aeroporto, de Marcelo Pedroso, feito a partir de fotografias.

Todo este conteúdo está disponível no fotoemmovimento.com, que contou com produção executiva de Ticiano Arraes/Arraia Produções e contou com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através dos recursos do Funcultura.

Serviço
Foto em Movimento 2, com exibição de fotofilmes e bate papo com Marcelo Pedroso e José Afonso Jr.
Quando: quinta-feira (10/9), às 18h30
Onde: Orbe Coworking, no 8º andar do Edf. Pernambuco – Av. Dantas Barreto, 324 – Santo Antônio, Recife – PE.
Acesso gratuito

< voltar para home