Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Maria Alice Amorim lança o livro “Erre AuroraErre”

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Maria Alice Amorim vai promover um lançamento virtual do seu novo livro, na terça-feira (29), por meio da plataforma Zoom

Poeta, escritora, pesquisadora e editora, Maria Alice Amorim lança, na próxima terça-feira (29), seu livro-poema “Erre Aurora Erre”, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura. Profunda estudiosa sobre as poéticas de tradição oral, principalmente o cordel, ela transformou em versos parte da história de sua tataravó e sua bisavó, ambas ciganas, ambas “Aurora”. “Não chega a ser um texto autobiográfico, mas há, claro, referências familiares”, reconhece. O livro tem um acabamento primoroso e é trilíngue, além do português, foi traduzido para o espanhol e francês. O lançamento será virtual, por meio da plataforma Zoom, às 19h.

A publicação foi concebida como um longo poema surgido a partir de descobertas, experiências e fantasias em torno das figuras femininas. Maria Alice explica que as personagens são mulheres fortes, exuberantes e determinadas. “Empoderadas muito antes de esse termo assumir o contexto que tem hoje”, observa. Afinal, ambas viveram no século 19. Aurora, a tataravó, foi “raptada” por uma paixão avassaladora. “Um português, meu tataravô, ficou perdidamente apaixonado por ela, que era belíssima. Aurora, a bisavó, manteve-se fiel à cultura cigana. “E isso se espalhou por toda a nossa família até hoje. Temos um gosto muito grande pela música, pela dança”, complementa.

O livro impresso tem 160 páginas, com ilustrações da artista visual pernambucana Simone Mendes, projeto gráfico de Patrícia Cruz Lima e publicação da Zanzar Edições. Também vem acompanhado de código de acesso (QR Code) para a versão em audiolivro, cuja música (composição e execução em contrabaixo acústico) tem a assinatura de Walter Areia e edição, Caetano Mendes.

Para as traduções, a autora trabalhou em conjunto com dois amigos, nativos de cada um dos dois idiomas: a francesa Dominique Berthé e o cubano Ciro Uría Cruz. A própria autora gravou o poema em português. Quem registrou em francês foi Dominique Berthé; e em espanhol, a argentina Paula Castagnet.

A live de lançamento terá a participação da escritora Bet Moreira e, ainda, dos integrantes do processo de edição do livro impresso e audiolivro. O lançamento contará com a tradução simultânea na linguagem de sinais (Libras). Na ocasião, também haverá sessão virtual de autógrafos.

Serviço
Lançamento do livro “Erre Aurora Erre”, de Maria Alice Amorim
Quando: 29 de junho de 2021 (terça-feira), às 19h
Plataforma Zoom: us02web.zoom.us/j/84273971691?pwd=VmIwY0tya0FWUm9DUWRYSk5MdkZHZz09
ID da reunião: 842 7397 1691
Senha de acesso: 432752
Valor do livro: R$ 25 (mais postagem para aqueles que quiserem adquirir a publicação).

< voltar para home