Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Memória ferroviária de Pernambuco será resgatada no CineMAC deste sábado (26)

Sessão do filme 'Trem a Diesel', de Costa Neto, será realizada neste sábado (26), às 18h, no Museu de Arte Contemporênea. Entrada é gratuita.

7494_925551930876039_5769477927120183638_n

O Coletivo Tear Audiovisual e o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco promovem neste sábado (26), às 18h, a trigésima edição do projeto CineMAC Tear. Na ocasião será exibido o curta-metragem ‘Trem Diesel’, do diretor Costa Neto, que conversará com o público a respeito do trabalho após a sessão. A entrada é gratuita.

Produzido em 2012 como projeto de conclusão de um curso sobre Cinema Digital, o curta de Costa Neto aborda o trem como meio de transporte tomando como ponto de partida a tradicional viagem Recife/Cabo de Santo Agostinho. Ao longo do filme serão exibidos depoimentos de maquinistas e passageiros, bem como imagens e sons inerentes ao cotidiano das ferrovias.

Costa Neto

Costa Neto

Um pouco da história das ferrovias em Pernambuco pode ser encontrada também na Estação Central Capiba – Museu do Trem

“A ideia de fazer este trabalho surgiu a partir dos relatos de pessoas que dependiam do trem a diesel para se locomover, sabendo que este tipo de meio de transporte sairia de circulação. É basicamente um documentário com depoimentos de usuários do trem e sua importância na vida deles”, explica Costa Neto, que participa pela primeira vez da iniciativa do Museu de Arte Contemporânea.

Quem quiser se aprofundar sobre a história das ferrovias em Pernambuco pode visitar também a Estação Central Capiba. O local abriga o requalificado Museu do Trem, que é considerado o primeiro do Brasil e o segundo do gênero da América Latina. Atualmente, o espaço conta com a exposição Chegada e Partida – A Memória do Trem em Pernambuco, a qual aborda todo o imaginário que envolve as ferrovias.

Sobre o CineMAC Tear

Com incentivo do Governo do Estado, através do Funcultura, o projeto é realizado desde 2013. As sessões no MAC acontecem quinzenalmente e são seguidas de debates com os realizadores, posteriormente disponibilizados na internet. Interessados em exibir seus filmes nos diversos gêneros ou formatos devem entrar em contato com a organização através do e-mail tearaudiovisual@gmail.com.

Serviço
#30 CineMAC Tear – Trem Diesel (13’03’’ / 2012)
Sábado (26) | 18h
Museu de Arte Contemporânea (Rua 13 de Maio, Cidade Alta de Olinda)
Gratuito

< voltar para home