Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Mesa7 discute relação entre fotografia, mídia e poder

O evento, que conta com incentivo do Funcultura, começa nesta sexta-feira (21), no Museu da Cidade do Recife

S

Lucia Santanella, Rafael Vilela e José Afonso Jr. vão abrir o evento com um debate sobre a atual cobertura fotojornalística nos meios de comunicação

Estruturado sobre o tema “Falha no Sistema: Fotografia, Mídia e Poder”, o debate da quarta edição do projeto Mesa7, do coletivo 7Fotografia, com incentivo do Funcultura/Governo do Estado, traz como convidados o fotógrafo Rafael Vilela, da Mídia Ninja, e a professora Lucia Santaella, da PUC-SP, com mediação de José Afonso Jr., professor da UFPE. A ideia é dialogar com o público sobre a construção visual contemporânea, a partir de atuações, ações e pessoas que encontraram ou criaram alternativas ao sistema, e, a partir dessas brechas, plantaram novos caminhos, desestabilizaram a ordem, subvertendo o ‘modus operandi’ da mídia tradicional. Aberto ao público, o evento começa às 18h, nesta sexta-feira (21), no Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas.

f

Evento contará com o projeto Foto Escambo, comandado por Hans Georg

A primeira atividade da noite será o projeto Foto Escambo, coordenado pelo fotógrafo gaúcho Hans Georg, que traz o varal fotográfico mais notório do país pela primeira vez ao Recife. Em seguida, acontece o debate, onde serão colocados temas que relacionam fotografia, mídia e poder. “Achamos interessante o contraponto entre as visões de Lucia Santaella – que estuda imagens a partir de um conceito de signo mais formal e acadêmico, numa perspectiva foucaltiana da capilaridade do poder – e o fotógrafo e ativista Rafael Vilela, da Mídia Ninja, que produz suas imagens nas ruas, de forma empírica, furando os bloqueios da Mídia tradicional”, coloca Pri Buhr, fotógrafa integrante do 7Fotografia, formado ainda por Bella Valle, Joana Pires e Maíra Gamarra.

Em 2014, o Mesa7 mantém uma proposta que ocorre desde a primeira edição: a projeção de trabalhos fotográficos e multimídia, que este ano dialogam com a temática proposta, são selecionados através de uma convocatória e exibidos no evento. A ideia é apresentar um panorama de como os artistas visuais e fotógrafos pensam as falhas como mote para uma construção criativa. Entre as novidades desta edição, além do Foto Escambo – que proporciona uma dinâmica de trocas de fotografias e estimula o colecionismo e a impressão de fotografias em papel – a programação envolve ainda três oficinas gratuitas de Ana Lira, Bella Valle e Val Lima, consecutivamente, e o lançamento do livro “Voto”, de Ana Lira, fruto do seu trabalho que está exposto na 31a Bienal de São Paulo. O livro será lançado no dia 06/12, mesma data em que acontecerão as leituras de portfólio desta edição.

“Esperamos que este seja um Mesa7 mais denso, pois é a primeira vez que, além termos muitas atividades, que farão com que o evento dure semanas, teremos também um único grande tema guiando as ações. O debate, as projeções e os enfoques das oficinas convergem para isso. O Foto Escambo é uma forma alternativa de adquirir imagens, para além da ideia de compra e venda. O livro “Voto”, de Ana Lira, dialoga com essa subversão. Partimos da percepção do conceito de sistema como um todo organizado com a expectativa de um funcionamento específico para propor o eixo do Mesa7 que exponha as rupturas. Queremos descobrir, discutir e expor alternativas fotográficas que se contrapõem aos modelos vigentes. Estamos bastante instigadas para perceber como o público dialoga com a temática e encontra caminhos para a produção e para a reflexão. Para o 7 esse é um assunto super importante que mexe com a nossa visão sobre a fotografia e o seu papel transformador na sociedade”, contextualiza a fotógrafa e produtora Maíra Gamarra.

Foto Escambo
O projeto democrático Foto Escambo, idealizado por Hans Georg, disponibiliza um mural de fotografias, disponíveis para trocas: de fotos, de trabalhos, de contatos. Hans defende que o projeto “promove o apreço pela imagem, exercita o desapego pela própria obra, desperta o colecionador, valoriza a cópia em papel e mistura indiscriminadamente diletantes e profissionais”. Durante o Mesa7, a partir das 18h, fotógrafos interessados em participar devem levar até três fotografias impressas (com pelo menos 20cm no menor lado) para serem trocadas no varal: uma foto por uma foto (não serão aceitas cópias de minilab). As fotos serão cadastradas com o organizador do Foto Escambo para que sejam numeradas e permaneçam anônimas durante a troca. A última etapa, que será realizada após o debate (por volta das 22h), é escolher no varal sua foto favorita e fazer a troca.

Maira Gamarra, Val Lima, Joana Pires, Isabella Vale e Priscila Buhr compõe o coletivo 7Fotografia (Foto: Helia Scheppa/Divulgação)

7Fotografia
Coletivo formado por cinco fotógrafas pernambucanas (Priscilla Buhr, Joana Pires, Bella Valle, Maíra Gamarra e Val Lima), o 7 mantém um site para discussão sobre fotografia de forma mais teórica e trocar informações de fotógrafos na internet. O www.7fotografia.com.br tem sido um espaço de debate da linguagem fotográfica em suas várias possibilidades de existência: acadêmica, artística, noticiosa, cotidiana, profissional, amadora, entre outras. Com conteúdos textuais (verbais e imagéticos) produzidos pelas integrantes da equipe do projeto e por colaboradores convidados, o espaço se propõe como troca de comentários e interatividade com os visitantes.

Oficinas
Neste ano, o Mesa7 promove no Recife três eventos de formação voltados para a expansão e aprofundamento das discussões em torno do processo criativo no campo da fotografia. São eles os cursos “Fotografia e Literatura”, com Bella Valle, “O corpo no processo de criação da fotografia”, com Val Lima, e “Jornada Pessoal”, com Ana Lira. Os cursos buscarão manter um diálogo com o tema do evento, “Falha no Sistema”.

*De 24 e 26/11 e 1, 3, 8, 10, 15 e 17/12 – Oficina Uma Jornada Pessoal, de Ana Lira
*De 24/11 a 28/11 – Oficina Fotografia e Literatura, de Bella Valle
*Dia 29/11 – Oficina O Corpo na Fotografia, de Val Lima

As inscrições estão abertas até o dia 20 de novembro e devem ser feitas via e-mail: mesa7@7fotografia.com.br.

Serviço
Mesa7
Dia: 21/11
18h/20h – Foto Escambo (Inscrições)
20h/21h30 – Bate papo com convidados: Mídia Ninja (Rafael Vilela/ SP), Lúcia Santaella (SP) e José Afonso Jr. (PE).
21h30/22h – Projeção de fotografias
22h/00h – Foto Escambo (Troca de fotos)
Local: Museu da cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas, Largo das Cinco Pontas, s/n.
Informações: www.7fotografia.com.br ou mesa7@7fotografia.com.br

< voltar para home