Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Mesa7 recebe trabalhos para projeções fotográficas e leitura de portfólios

Com o tema “Política do Sensível”, encontro de fotografia que conta com incentivo do Funcultura está com inscrições abertas até 29 de novembro.

Tão difícil quanto perigoso, refletir sobre o que está em movimento é uma tarefa passível de erros e tráfegos por caminhos inseguros. Talvez por conta disso, pensar os tempos atuais sem a proteção do distanciamento histórico, só seja possível com o apego ao sentimento que parece conduzir toda a vida política do País: o medo. Como contrapartida ao clima de insegurança, o coletivo 7Fotografia promove a reflexão positiva sobre os relacionamentos entre arte e política, sujeito e sociedade, poder e sensibilidade, em busca das compreensões sobre os afetos que circulam a política.

Com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), a 5ª edição da Mesa7 discute a arte, especificamente o papel da imagem, da fotografia e do artista no contexto contemporâneo do Brasil. Com o tema “Política do Sensível”, o evento reúne no Museu da Cidade do Recife o fotógrafo mineiro Eustáquio Neves, o professor e fotógrafo Miguel Chikaoka e o coletivo mineiro Erro99. “Nosso objetivo foi pensar a relação entre a política e a sensibilidade, o papel do sensível na nossa compreensão de mundo e a força política dessa compreensão, dessa articulação dos múltiplos afetos que nos orientam na nossa vida social”, afirma a fotógrafa e membro do coletivo, Maíra Gamarra, uma das criadoras do evento. O evento contará com roda de conversa com os três convidados citados, projeção fotográfica, três oficinas de fotografia e leitura de portfólio coletiva.

“Em tempos em que ruínas se mostram agudas num projeto político em decadência, a gente acredita que pensar o sujeito e encontrar um sentido político na sua sensibilidade pode ser um dos caminhos de uma espécie de salvação através da arte”, completa a fotógrafa Joana Pires, outra realizadora do evento.

Nesta segunda-feira (16), o 7Fotografia abre convocatória para a projeção do Mesa7. Com o tema “Política e Sensibilidade”, a projeção chega a sua 4ª edição. “Todos os anos, é a projeção que inicia a discussão proposta na Mesa”, comenta Maíra Gamarra. “Nosso objetivo é começar o processo de pesquisa para o evento, com as propostas visuais que os participantes nos enviam, traçando um panorama sobre como as pessoas têm pensado a fotografia no Brasil”, completa.

Nesta edição, a projeção conta com um prêmio especial para o 1º colocado do evento: em parceria com o ADI – Atelier de Impressão, a Art.Monta Design e a Casa da Rua, o 7Fotografia premia o vencedor da projeção com uma pocket-exposição individual com todas as despesas de montagem e divulgação pagas. A exposição, com concepção e curadoria do 7, impressão em fine art do ADI – Atelier de Impressão e montagem da Art.Monta, deverá acontecer na Casa da Rua (Casa Forte, Recife-PE) entre janeiro e março de 2016. A convocatória para seleção de trabalhos fotográficos, em vídeo e multimídia, segue aberta até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 29 de novembro. Confira no site do coletivo o regulamento do concurso.

Leituras de Portfólios – O 7Fotografia abre chamada de trabalhos para realizar a segunda série de leituras de portfólio coletivas com o grupo. Em 2015, a novidade é que a leitura de Portfólio coletiva contará com a presença dos dois fotógrafos convidados: Miguel Chikaoka e Eustáquio Neves. “A ideia é testar o formato coletivo que adotamos no ano passado desta vez aproveitando a presença de Chikaoka e Eustáquio que, além de serem uma inspiração importante para nós do 7, também influenciam muito da produção fotográfica local”, afirma Joana. A leitura se realizará no sábado (12/12), a partir das 10h também no Museu da Cidade do Recife.

Os interessados podem enviar trabalhos (sem quantidade mínima ou máxima de fotografias) completos ou em processo de produção. Também será aceito o envio de textos e obras em outras linguagens que dialoguem com o projeto em processo. Serão em média 4 selecionados para 40 minutos de conversa e construção coletiva de pensamentos, portanto cabe ao participante a avaliação de que material enviar e como melhor utilizar esse tempo. Confira no site do coletivo o regulamento da chamada para leitura de portfólios.

O Mesa7 2015 é incentivado pelo Governo de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), e conta com os apoios do Museu da Cidade do Recife, ADI-Atelier de Impressão, Art.Monta Design e Casa da Rua.

SERVIÇO
Projeção Fotográfica da Mesa7 2015
Tema: Política e Sensibilidade
Inscrições para projeção fotográfica até 29 de novembro de 2015
Inscrições para leitura de portfólio até 02 de dezembro de 2015
Mesa 7 2015 – “Política do Sensível” com Eustáquio Neves, Miguel Chikaoka e Erro99
12 de dezembro, no Museu da Cidade do Recife
18h às 21h

< voltar para home