Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Documentário sobre mestres do coco será lançado no Cabo de Santo Agostinho

Olinda, Recife e Ipojuca também irão receber o lançamento. Projeto contou com incentivo do Funcultura Audiovisual.

Costa Neto

Costa Neto

Os mestres Galo Preto e Dona Selma, Patrimônios Vivos de Pernambuco, estão na trilha sonora do documentário.

Reunindo fotografias, depoimentos de mestres sobre o coco de roda pernambucano e apresentações gravadas em várias cidades do Estado durante o São João 2014, o DVD Mestres do Coco de Pernambuco será lançado nesta quinta-feira (20), a partir das 10h, no Auditório Municipal Padre Vander Velden, em Pontezinha, durante a 9ª edição da Semana de Cultura do Cabo de Santo Agostinho.

O documentário, que possui a duração de 34 minutos e foi produzido nos principais berços culturais do coco, como Pontezinha, no Cabo; Amaro Branco, em Olinda; Sítio Açude da Pedra, em Lagoa de Itaenga; e a cidade de Arcoverde, no Sertão pernambucano, revela vários mestres coquistas ainda desconhecidos do público e da mídia, como os ipojucanos Inspetor e Manuel Pereira; o menestrel Preto Limão, de Garanhuns; a veterana Dona Nininha, do Amaro Branco; Fofo, do Coco Renascer; e Natali Tomaz, do Coco do Mestre Goitá.

Segundo Marcos Moraes, coordenador geral do projeto, a ideia de produzir o documentário surgiu a partir da conquista do Centro Cultural Farol da Vila com o Prêmio Nacional de Expressões Culturais, nas edições de 2010 e 2012. “Com a aquisição do prêmio nestes dois anos, nós tivemos a intenção de montar o documentário com base no acervo fotográfico dos mestres, explorando também suas vivências no cenário cultural, além de suas opiniões sobre a contribuição do coco de roda nas localidades que visitamos durante as gravações externas”, explicou.

A trilha sonora do vídeo possui a participação especial do músico e percussionista olindense Telmo Anum (filho de Galo Preto, e sobrinho de Preto Limão), destacando os mestres Patrimônios Vivos como Selma do Coco e Galo Preto, além do rei do coco Zé de Teté e os mestres Biu Caboclo (poeta da Mata Norte) e Ciço Gomes (Coco Trupé de Arcoverde). O documentário também será lançado nas cidades de Olinda, Recife e Ipojuca. Para a sua realização, o DVD Mestres do Coco de Pernambuco contou com o incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura Audiovisual.

Confira a agenda de lançamentos do documentário:

- Cabo de Santo Agostinho
Quinta-feira (20/11) – Às 10h, no Auditório Municipal Padre Vander Velden, em Pontezinha, durante a 9ª Semana de Cultura Cabense.

- Olinda
Domingo (23/11), no Fortim do Queijo, durante o Festival Cena Brasil 2014.

- Recife
Será lançado no dia 26 de dezembro, a partir das 19h, no Pátio de São Pedro, durante o Ciclo Natalino 2014 do Recife.

< voltar para home