Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Moda, Cultura Popular, Teatro e Música para o fim de semana

Divulgação

Divulgação

O projeto “Aurora Eco Fashion” conta com incentivo do Funcultura

Neste fim de semana há atrações para públicos de diferentes gostos. Nomes como Siba e a Spokfrevo Orquestra fazem apresentações gratuitas, assim como a jovem música pernambucana também se movimenta, com shows da Banda Rua e de dois representantes da Cena Beto, Matheus Mota e Aninha Martins. O Festival Canavial chega a seu último fim de semana de efervescência cultural na Zona da Mata com shows de Leci Brandão e Silvério Pessoa, além de mostras de cinema, encontro de cantadores e sambadas de maracatu.

Já na Rua da Aurora ocorre o Aurora Eco Fashion, que reúne, num dos pontos de maior inspiração poética do Recife, atividades de moda, música e gastronomia, dentre outras linguagens. As atividades do Aurora Eco Fashion são realizadas com apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Outra atividade que ocorre com apoio do Fundo é a apresentação do espetáculo Sobre um Paroquiano, em Vertente do Lério, município do Ageste Setentrional. Também em circulação com incentivo do Funcultura, a adaptação de Shakespeare O Rei Lear no Meu Quintal será encenada nas sedes de três Pontos de Cultura de Recife e Olinda. A capital pernambucana ainda recebe o primeiro fim de semana do Festival Recife de Teatro Nacional. Na abertura, o Grupo mineiro Galpão encena o espetáculo O Gigante da Montanha, mesta sexta, no Sítio da Trindade.

Confira abaixo o detalhamento das opções e programe o seu fim de semana:

SEXTA-FEIRA 22.11.2013

Siba apresenta Avante no Conservatório Pernambucano de Música

O cantor e instrumentista Siba é um dos convidados da programação do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), que celebra, nesta sexta, o Dia da Música. Na apresentação, Siba apresentará as canções do álbum Avante cedo, às 16h30. No mesmo dia, às 20h, a Orquestra de Rock do CPM, sob a regência de Sergio Barza, também se apresenta.

Local: Conservatório Pernambucano de Música (CPM) – Av. João de Barros, 594 – Boa Vista, Recife
Horário: 16h30
Entrada Gratuita

Espaço Fiandeiros realiza leitura dramática de texto infantil

O Espaço Fiandeiros – Dramaturgia Pernambucana promove, nesta sexta-feira, a leitura dramatizada de A Minhoca de Sete Cabeças no Reino de Maravilha, espetáculo sob a direção de Manuel Carlos, como o elenco do Grupo Novelo. Após a leitura haverá um debate com o dramaturgo e autor do texto João Denys. As atividades do Espaço Fiandeiros fazem parte de um projeto incentivado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Local: Espaço Fiandeiros – Rua da Matriz, 46, 1º andar, Boa Vista
Horário: 19h30
Entrada gratuita

Grupo Galpão faz a abertura do Festival Recife de Teatro Nacional

O espetáculo os Gigantes da Montanha, do Grupo Galpão, de Minas Gerais, é a primeira atração do tradicional Festival Recife de Teatro Nacional. Durante os próximos dez dias, dezoito apresentações serão realizadas em vários palcos recifenses e também na rua. A peça encenado pelo Galpão narra a a saga de uma trupe mambembe que tenta sobreviver em meio à decadência. O texto, do autor italiano Luigi Pirandello nunca foi acabado (Pirandello faleceu antes de terminar de escrevê-lo) e coube ao Galpão, em parceria com o diretor Gabriel Villela, inventar um desfecho para a trama.

Local: Sítio da Trindade – Estr. do Arraial, 3259 – Casa Amarela, Recife
Horário: 20h
Entrada gratuita

Spokfrevo Orquestra lança disco no Parque Dona Lindu

A Spokfrevo Orquestra lança, com apresentação no Parque Dona Lindu, “Ninho de Vespa”, o segundo álbum do grupo. A apresentação marca o início da turnê do novo disco, que foi contemplado na seleção pública do Petrobrás Cultural. Em “Ninho de vespa”, Maestro Spok e sua orquestra, mais uma vez, ampliam as possibilidades sonoras do ritmo que é Patrimônio Cultural da Humanidade e conjugam o nosso frevo em jazz e outra sonoridades contemporâneas, dando-lhe roupagens cada vez mais ousadas e originais.

Local: Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu) – R. Setúbal, 1139-1189 – Boa Viagem, Recife
Horário: 21h
Entrada gratuita

SÁBADO

Aurora Eco Fashion leva moda e artes integradas para a Rua da Aurora

Um dos cartões postais do Recife e fonte de inspiração para poesias, canções e outras obras artísticas, a Rua da Aurora receberá, neste sábado e domingo, uma programação voltada para a produção da moda pernambucana, abrindo espaço também para outras linguagens artísticas. Além dos desfiles, a programação também conta com pocket shows, exposição fotográfica, intervenções urbanas, ações sociais, palestras, workshop e roteiro gastronômico.

A programação começa cedo, às 14h, com o desfile da Calma Monga, e se estende por toda a tarde e noite com palestras, workshop e shows da banda D’Raulis e do DJ Dolores. No domingo é a vez de nomes como Xuruca Pacheco e Acre apresentarem suas coleções, além de atividades como passeio ciclístico na Rua da Aurora e shows dA Banda de Joseph Tourton e do Original DJ Copy.

Local: Rua da Aurora
Horário: a partir das 14h
Entrada gratuita

Leci Brandão e Silvério Pessoa no último fim de semana do Festival Canavial

Depois de uma intensa programação que inclui cinema, atividades musicais e manifestações da cultura popular, o Festival Canavial chega à sua culminância celebrando o samba com a cantora Leci Brandão, que fará duas apresentações, uma em Vicência, no sábado (com shows de Fábio Carvalho e Banda Manguerê, Baizinho dos 8 Baixos, Biu Vicente e Mestre Zé Duda), e outra na praia de Porto de Galinhas (Ipojuca), na sexta (também participam Vá Gouvêia, Dino Braia, e o Maracatu Estrela de Ouro). A praia, um dos pontos turísticos mais visitados de Pernambuco, também recebe, no sábado, o cantor Silvério Pessoa (junto com os grupos Belina Azul, Afonjah e o Gripo Percussivo Alfaia da Praia).

Local: Praça da Igreja (Vicência) e praia de Porto de Galinhas
Horário: a partir das 19h
Entrada gratuita

Mostra Canavial de Cinema em Nazaré da Mata

A mostra cinematográfica intinerante, que já circulou por diversos municípios da Zona da Mata Norte pernambucana chega, neste sábado e domingo, ao município de Nazaré da Mata. As exibições, gratuitas, ocorrem no Assentamento Camarazal. No primeiro dia a temática dos filmes é “Do Canavial para o Mundo”, com filmes que abordam a temática da zona da mata e curtas realizados em Pernambuco. Já no domingo, “Do Mundo para o Canavial” exibirá filmes produzidos em outros estados.

Local: Assentamento Camarazal – (Pátio em frente a Igreja Católica), Nazaré da Mata
Horário: 19h30
Entrada gratuita

Projeto Na Embolada dos Mestres

A edição de novembro do projeto Na Embolada dos Mestres recebe, no Parque dos Lanceiros, em Nazaré da Mata, os Ticuqueiros e o Mestre Deca Emiliano. Além dos convidados, também participam da sambada de maracatu o Coco Canavial do Valmir e Mestre Biô e o Maracatu Leão Misterioso, de Tracunhaém. O Embolada dos Mestres tem como enfoque os mestres emboladores de coco e mestres de maracatu e ocorre sempre no Parque dos Lanceiros, com o objetivo de dar visibilidade aos mais expressivos improvisadores de Pernambuco, promovendo e difundindo a cantoria, o verso e a rima da música dos artistas populares. A cada mês, o evento terá como atração uma dupla de emboladores e convidados especiais.

Local: Parque dos Lanceiros – Nazaré da Mata
Horário: a partir das 20h
Entrada gratuita

Vertente do Lério recebe espetáculo Sobre um Paroquiano

O Espetáculo Sobre um Paroquiano, que foi aprovado no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) na linha de ação de circulação, será encenado neste sábado no município de Vertente do Lério, no Agreste Setentrional de Pernambuco. Além da apresentação também será ministrada uma oficina, iniciada mais cedo, às 14h. A montagem já percorreu os municípios de Triunfo, Serra Talhada, Buíque, Goiana, Vicência e Surubim, entre outras.

Local: EREM Justa Barbosa de Sales – centro, Vertente do Lério
Horário 14h (oficina) e 19h (apresentação do espetáculo)
Entrada gratuita

Banda Rua se apresenta no Solar da Marquesa

A banda Rua apresenta-se neste sábado no Solar da Marquesa, em Olinda, apresentando músicas do álbum Do Absurdo (2011) e também antecipando algumas canções de Limbo, que tem lançamento previso para 2014. O show vai contar com a participação de outros músicos, como Jr Black, Mateus Alves, Matheus Mota e José Demóstenes.

Local: Solar da Marquesa – Praça do Varadouro, S/N – Olinda
Horário: 22h
Ingressos: R$ 20

DOMINGO

Matheus Mota e Aninha Martins finalizam temporada Beto no Bar Boratcho

A Temporada Beto no Bar Boratcho encerra-se neste domingo com as apresentações de Matheus Mota e Aninha Martins. Na ocasião, Mota apresentará as canções do álbum Desenho. Aninha, por sua vez, iniciou sua carreira solo na sétima edição do festival Desbunde Elétrico e já participou de bandas como Sabiá Sensível e Malvados Azuis, além de também ter cantado em algumas faixas de Desenho. A discotecagem ficará a cargo de Evandro Q? e os Ex-Exus farão as apresentações e as já esperadas intervenções com os artistas e público.

Local: Bar Boratcho – Av. Herculano Bandeira, 513 – Pina, Recife
Horário: a partir das 17h
Entrada Franca

O Rei Lear no Meu Quintal circula por Pontos de Cultura do Recife e Olinda

O Ponto de Cultura Um Quilombo Cultural – Grupo Bongar recebe, neste domingo, a circulação da peça O Rei Lear No Meu Quintal, clássico de Shakespeare adaptado por Marianne Consentino e Luís Reis. A obra, cuja circulação nos pontos de cultura foi aprovada pelo Funcultura, também passará, neste fim de semana, pelos Pontos de Cultura Circo Cidadania do Grande Circo Arraial – Escola Pernambucana de Circo, na sexta-feita, e no Ponto de cultura Herança e Resgate (ua São Paulo, 250, Jardim Brasil I, Olinda), no sábado. Todas as apresentações ocorrem às 20h.

Local: Sexta: Escola Pernambucana de Circo (Av. José Américo de Almeida, n. 05, Macaxeira, Recife); Sábado: Ponto de cultura Herança e Resgate (Rua São Paulo, 250, Jardim Brasil I, Olinda); e domingo: Ponto de Cultura Um Quilombo Cultural – Grupo Bongar (Rua Ieda, 103, São Benedito, Olinda)
Horário: 20h
Entrada gratuita

< voltar para home