Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Modelo de Análise da Cadeia Produtiva do Artesanato – Fase III

Projeto pesquisou a cadeia produtiva de artesanato com material de origem reciclada em Goiana e São José da Coroa Grande

Divulgação

Título: Modelo de Análise da Cadeia Produtiva do Artesanato - Fase III
Tipo de produto: Relatório de pesquisa
Classificação: Pesquisa
Nome do proponente: Tibério César Macêdo Tabosa
Autores: Equipe do Laboratório de Design O Imaginário - Pesquisadores Sênior: Tibério César Macêdo Tabosa e Virginia Pereira Cavalcanti. Pesquisadores Júnior: Erimar José Dias e Cordeiro, Vinícius Simões Botelho, Ana Carolina dos Reis Silva. Colaboradores: Ana Maria de Andrade, Danyelle do Nascimento Marques, Felipe Rodrigues Soares e Mariana Souza Melo.

Divulgação

Descrição: Imersa no campo da Economia Criativa, esta é a terceira etapa da pesquisa desenvolvida nos últimos três anos focada na construção coletiva do estudo analítico da cadeia produtiva do artesanato, que teve como objetivo a potencialização do valor agregado aos produtos, o acesso a novos nichos de mercado e a geração de trabalho e renda. Reconhecendo o reducionismo da visão linear e unidirecional da tradicional visão do funcionamento das cadeias produtivas, se apropriou de forma crítica o estado da arte das abordagens conceituais das cadeias produtivas industriais, agrícolas e de serviços. Trabalhando no âmbito da cultura, considerou-se os aspectos materiais e imateriais que constituem as subjetividades dos diversos agentes envolvidos nas etapas da produção, distribuição, disseminação, consumo e fruição do produto cultural artesanal. Neste contexto, optou-se por utilizar a abordagem específica dos Estudos Culturais, privilegiando as observações e os registros dos processos sociais do cotidiano através das práticas do criar, fazer, conviver, atuar, organizar-se e a forma de ver o mundo dos agentes envolvidos ao longo e ao largo da cadeia produtiva do artesanato. Nesta fase da pesquisa, utilizou como estudos de caso dois grupos produtivos artesanais: Artesanato Cana-Brava/ Papel L+ de Ponta de Pedras/Goiana e a ASAS – Associação dos Artesãos Solidários de São José da Coroa Grande, que têm como característica a utilização como matérias-primas principais a utilização de resíduos de papel e do remanescente da produção industrial do coco, respectivamente.

Divulgação

A pesquisa foi um projeto cultural do Produtor e Pesquisador Tibério Tabosa, incentivado pelo Edital Funcultura, através do projeto 1703/14 e realizada pela equipe do Laboratório de Pesquisa e Design O Imaginário da UFPE.

Ano de lançamento: 2016
Edição:
Acesso gratuito
Link para pesquisa: http://www.oimaginario.com.br/artigos/Relat%C3%B3rio%20do%20Projeto%20Cultural%201703-14.pdf

Site: oimaginario.com.br
Email: ttabosa@hotmail.com
Telefone: (81) 99262-2883

 

< voltar para home