Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Mostra Canavial de Música Instrumental segue até 17 de novembro

Com incentivo do Governo de Pernambuco, projeto chega ao município de Aliança

O ritmo instrumental do frevo, jazz, música clássica e popular, promete encantar os moradores dos municípios pernambucanos de Buenos Aires e Aliança, da Mata Norte. Deste o sábado (10) e até a próxima sexta-feira (16) de novembro, a região é palco da Mostra Canavial de Música Instrumental. Ao todo, dezesseis grupos participam do evento, incluindo atrações de outros estados. Além disso, a programação oferta, ainda, seminário e workshop. A iniciativa é coordenada pela produtora Arte Canavial e Cultura (*Canavial Arte e Cultura), com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

Banda 15 de novembro é uma das atrações

Berço da civilização da cana de açúcar e das manifestações de cultura popular, a região canavieira, guarda na sua história, a tradição da música instrumental, executadas por bandas, filarmônicas e antigas escolas de ensino musical. Destaque para uma das atrações que vai abrilhantar a Mostra Canavial de Música Instrumental, será a Banda 15 de Novembro, que vai completar aniversário de 130 anos, dentro da programação.

Instituída em 15 de novembro de 1888 – ano em que se findou o período da escravidão no Brasil -, a instituição musical é considerada uma das mais antigas e importantes sociedades musicais do estado. Instalada no Distrito de Upatininga, Zona Rural de Aliança, a escola de música atende cerca de cinqüenta adolescentes e jovens, em sua maioria, filhos de lavradores e cortadores de cana de açúcar, com formação em iniciação e continuada, na área da música instrumental. Durante os dias de evento, a centenária Banda 15 de novembro, apresenta-se nos dois municípios onde vai acontecer a mostra.

Em Buenos Aires, a programação teve início no sábado (10) e contou com shows de Zé Freire e a Função, seguido pela centenária Banda 15 de Novembro, entre outras atrações. No domingo, segundo dia de atividades, o público conferiu mostra de artistas convidados, como Rubacão Jazz e Sexto Tabajara, ambos de João Pessoa (PB).

O ponto alto da Mostra Canavial de Música Instrumental acontece no dia 15 de Novembro, em Aliança. Neste dia, moradores da cidade e região estão convidados para celebrarem os 130 anos da Banda 15 de Novembro, anfitriã da programação. O concerto da banda será realizado na Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, no distrito rural de Upatininga, a partir das 20h.

Divulgação

Divulgação

SaGRAMA encerra a programação

No último fim de semana de atividades, se apresentam a partir Orquestra Popular Frutos da Várzea, Nino Alves, Quarteto Aurora e SaGrama.

Seminário – Acontece, também, dentro da programação da Mostra Canavial de Música Instrumental, o “Seminário: Desafios do Mercado Musical”. A atividade formativa tem como objetivo apresentar um debate com relação ao cenário atual e futuro sobre a economia, carreiras e produções ligadas à música instrumental. O evento é gratuito e acontece na Escola Municipal Reunidas Monsenhor Marinho, localizada na rua Severino Gomes de Andrade, Aliança.

Serviço

Mostra Canavial de Música Instrumental
10 a 16 de Novembro
Buenos Aires e Aliança, região da Mata Norte de Pernambuco
Classificação: Livre

PROGRAMAÇÃO MOSTRA CANAVIAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL 2018

ALIANÇA – PE

LOCAL: Igreja de Nossa do Bom Despacho, Distrito de Upatininga

Quinta-feira, dia 15 de novembro – Comemoração dos 130 anos da Banda 15 de Novembro

5h – Alvorada com Banda 15 de Novembro
10h – Missa em ação de graças, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho
14h – Workshop Frevo para aprender e ensinar com Valeria Vicente, na Escola de Frevo Zezé
Corrêa
19h – Solenidade em comemoração aos 130 anos, na sede da Banda 15 de Novembro
Mostra Canavial de Música Instrumental, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho
20h – Banda 15 de Novembro (Aliança/PE)
21h – Ell Gênio Duo (Recife/PE)
22h – Orquestra de Frevo Zezé Corrêa (Aliança/PE

Sexta-feira, dia 16 de novembro

14h – Seminário: Desafios do Mercado Musical
Escola Municipal Reunidas Monsenhor Marinho
Ivone Belém – Empresaria e diretora do instituto João Donato
Valdi Afonjah – Músico
Charles Theone – Músico
Anderson Miguel – Mestre da Cultura Popular
Mediação: Afonso Oliveira – Produtor Cultural

20h – Orquestra Popular Frutos da Várzea (Recife/PE)
21h – Quarteto Aurora (Recife/PE)
22h – Wassab (Olinda/PE)

Sábado, 17 de novembro
20h – Banda Capa Bode (Nazaré da Mata/PE)
21h – Nino Alves (Garanhuns/PE)
22h – SaGrama (Recife/PE)

 

< voltar para home