Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Mostra de Teatro de Serra Talhada abre inscrições

Evento sem caráter competitivo volta a ser realizado com proposta repaginada. As inscrições vão até o dia 23 de março e a programação completa será divulgada no dia 5 de abril.

Divulgação

Divulgação

O ator, diretor, cenógrafo e aderecista Romualdo Freitas será o homenageado da 11ª edição da Mostra de Teatro de Serra Talhada.

Depois de um hiato de oito anos sem ser realizada, a Mostra de Teatro de Serra Talhada já tem data para a sua 11ª edição, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de abril deste ano. O retorno do evento, que tem apoio do Governo do Estado, através do Funcultura, contará com apresentações de 12 espetáculos a serem selecionados para a programação. Os interessados em participar do evento, devem enviar o material da sua peça até o dia 23 de março para o e-mail mostradeteatrodeserratalhada@gmail ou via SEDEX. A programação completa será divulgada no dia 5 de abril e todas suas ações serão gratuitas.

“A grande novidade é que a gente vai trabalhar modalidades específicas. Voltamos com essa nova roupagem que também se preocupa em ocupar vários espaços da cidade, além de oferecer oficinas que possam acrescentar na formação de profissionais da área na região”, explica Cleonice Maria dos Santos, que é produtora do Mostra, ao adiantar que linhas exploradas serão as de teatro de rua, de bonecos, para a infância e adulto. Os 12 espetáculos selecionados circularão em espaços como o Museu do Cangaço, a Feira Livre, no teatro do CEU das Artes e em escolas.

Sem caráter competitivo, a Mostra também tem como critério que todos os espetáculos selecionados sejam de Pernambuco. “Vimos festivais em outras cidades, fomos amadurecendo e vimos que eram necessárias algumas mudanças. Antes aceitávamos peças de qualquer parte do país, agora achamos que seria importante abrir mais espaço para a produção do Estado”, observa Cleonice, que guarda boas expectativas para o evento diante da grande demanda do público serratalhadense por teatro.

Com 40 anos de carreira completos em 2018, o diretor, ator, cenógrafo e aderecista Romualdo Freitas será o homenageado desta edição. “Dentro da Federação de Teatro de Pernambuco (FETEAPE), a gente sempre teve uma ação chamada ‘interiorização do teatro’ e havia a regional do Moxotó, que tinha o objetivo de incentivar atividades no Sertão. A proposta era agregar o teatro do Pajeú, que sempre existiu, mas não era articulada. A importância da Mostra de Teatro de Serra Talhada é manter isso vivo e inspirar a produção teatral da região”, comentou Romualdo, que é natural de Arcoverde e já foi presidente da FETEAPE. Atualmente radicado em Rio Branco, no Acre, o artista comemora o retorno do evento.

INSCRIÇÃO

Todas as disposições relativas à participação dos espetáculos interessados estão detalhadas no regulamento da Mostra de Teatro de Serra Talhada. O documento, assim como a ficha de inscrição, está disponível no site da fundação cultural Cabras de Lampião (aqui). Outras informações podem ser esclarecidas através do telefone: (87) 3831-3860.

< voltar para home