Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Mostra Olhar do Alto promove formação cineclubista

Oficina será realizada nos dias 14 e 15 de março na Bomba do Hemetério, zona Norte do Recife.

A Mostra Olhar do Alto realiza neste final de semana (14 e 15/03) oficina de Formação Cineclubista, com Amanda Ramos, na Bomba do Hemetério.  A atividade acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Universidart – Centro de Cultura e Artes da Bomba do Hemetério. O encontro abordará o conceito de cineclubismo e discutirá a importância dos cineclubes na formação crítica do público e dos realizadores. A oficina também irá tratar da organização de acervos e realizar exibições de curtas metragens, cedidos pela Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec). A atividade é aberta ao público em geral, mas tem como prioridade os moradores da comunidade localizada na zona Norte do Recife.

O projeto Mostra Olhar do Alto inclui exibições e oficina no Recife e em Olinda. A realização é da produtora Gapuia – Comunicação, Turismo e Cultura, com incentivo do Funcultura / Governo de Pernambuco, e parceria da USETEC e Fepec. A proposta do projeto é fortalecer a linguagem audiovisual em comunidades que já realizam sessões de cineclubes. Além de exibições de filmes, o projeto promove atividades de formação cineclubista e estimula a  participação na curadoria da mostra.

A Universidart, parceira da mostra, é uma instituição formada por moradores da Bomba do Hemetério que tem por objetivo fortalecer as ações culturais, educacionais e de geração de renda, fomentando ações que fortalecem o turismo de base comunitária.

OLHAR DO ALTO
Criado em 2013, o projeto piloto “Olhar do Alto” aconteceu inicialmente no Alto José do Pinho e no Alto de Santa Teresinha. Na primeira edição do projeto, a mostra atraiu um público de cerca de 200 pessoas por exibição. A receptividade positiva demonstrou a necessidade e o desejo de fruição de obras audiovisuais nas comunidades e tornou claro o quadro de exclusão de cinemas nos bairros periféricos. Diante disso, os realizadores do Olhar do Alto sentiram a necessidade de explorar esses territórios como potenciais e frutíferos ambientes de trocas, onde a linguagem audiovisual assume importante função de estimular à reflexão crítica, fortalecer o protagonismo nas comunidades e ser instrumento de lazer.

SERVIÇO
Mostra Olhar do Alto - Oficina de Formação Cineclubista com Amanda Ramos
Data: 14 e 15 de março de 2015
Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Local: Universidart – Rua do Rio, 458, Bomba do Hemetério, Recife.
Aberta ao público gratuitamente

< voltar para home