Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Mostra “Orixamar” entra em cartaz no Núcleo de Cultura Afro-Brasileira

Com acesso gratuito, a mostra segue até o dia 6/11

Maker Mídia/Divulgação

Maker Mídia/Divulgação

A exposição reúne imagens do projeto Orixamar, que, no ano passado, congregou 14 terreiros de Candomblé em Candeias

O Núcleo de Cultura Afro-Brasileira da Prefeitura do Recife, localizado no Pátio de São Pedro, sedia, a partir desta terça-feira (27) até o próximo dia 6 de novembro (sexta-feira), a primeira edição da exposição Orixamar – Tem Orixás nas Águas de Jaboatão. A mostra, que conta com curadoria do produtor Geraldo Dias, tem um caráter sensorial, uma vez que pretende transportar os visitantes às águas e ao cheiro do mar. Além de figurinos e adereços, o projeto traz imagens fotográficas e registros em vídeo do projeto Orixamar, um encontro de terreiros que aconteceu no dia 8 de dezembro de 2014, na praia de Candeias, Jaboatão dos Guararapes, com a participação de 14 terreiros de Candomblé. A abertura será às 17h.

Com incentivo do Funcultura, o evento contou ainda com 14 tendas, apresentações de cultura popular, shows musicais e degustações gratuitas de comidas de terreiro. O homenageado naquela edição foi o multiinstrumentista Naná Vasconcelos e a ialorixá Elza de Iemanjá. A segunda edição do projeto vai acontecer no dia 8 de dezembro de 2015, com homenagens ao Pai José Amaro e à cirandeira Lia de Itamaracá.

O projeto Orixamar devolveu à orla de Barra de Jangada uma de suas maiores tradições, os festejos à Yêmanjá. Durante todo o dia 8 de dezembro de 2014, quatorze terreiros de candomblé da Região Metropolitana do Recife reafirmaram sua fé e proporcionaram a crianças, jovens e adultos a oportunidade de conhecer um pouco da cultura afro e da mitologia dos orixás, por meio de palestras, de degustação da culinária dos terreiros e diversas apresentações artísticas como: capoeira, maracatus e afoxés, fortalecendo, desta forma, a identidade pernambucana. O resultado desta grande festa de louvor e consciência se traduz na mostra Orixamar, onde o público terá acesso a todo o festejo através de depoimentos e impressões que a iniciativa produziu no município do Jaboatão dos Guararapes.

Serviço
Exposição  Orixamar – Tem Orixás nas Águas de Jaboatão
Quando: visitação de 27/10 a 6/11,  de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h
Onde: Núcleo da Cultura Afro-Brasileira (Pátio de São Pedro, 34 – São José – Recife – PE)
Mais informações: (81) 3355-3199 / 3355-3100
Acesso gratuito

< voltar para home