Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Mostra Play The Movie chega ao São Luiz nesta terça-feira

Com incentivo do Funcultura e apoio cultural da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français, o Cinema São Luiz sedia a oitava edição da Mostra Play The Movie, entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro. O evento que é dedicado à exibição de obras audiovisuais que mostram mais estreitamente as ligações entre música e cinema apresenta nesta edição mais de doze títulos, entre produções nacionais e internacionais.

Os longas selecionados passeiam por diversos mundos musicais, começando no universo da música erudita, com um documentário sobre Glenn Gould e encerrando-se com as histórias dos compositores de samba dos morros cariocas em “Onde a Coruja Dorme”. Na programação estão ainda filmes inéditos em exibição no Recife como “Guitarra Baiana: A Voz do Carnaval”, do diretor Daniel Talento, e o documentário “Música Serve Pra Isso – Uma História dos Mulheres Negras”, de Bel Bechara e Sandro Serpa, que vai contar com a presença do músico paulistano Maurício Pereira, que fazia parte do grupo ao lado de André Abujamra.

Homenagem – Neste ano, a Mostra homenageia Helder Aragão, o DJ Dolores, por seus trabalhos na composição de trilhas para diversas produções audiovisuais ao longo dos anos. Suas criações para cinema renderam a coletânea “Banda Sonora – Música para Filmes”, incluindo faixas premiadas de filmes como “Narradores de Javé”, “O Som ao Redor” e “Tatuagem”. O homenageado se faz presente no encerramento da programação com o espetáculo “Banda Sonora Duet”, onde ao lado da VJ Mary Gatis, os dois artistas recriam cenas e temas musicais ao vivo de filmes recentes da produção cinematográfica contemporânea.

Assim como já acontece nos últimos anos, ao final das sessões de filmes haverá cine-concertos contando bandas tocando ao vivo simultaneamente a imagens na tela. As duas primeiras noites contam com as apresentações das bandas Rua e The Trumps. A Rua tocará suas músicas diante do filme espanhol Finisterrae, de Sergio Caballero, enquanto a The Trumps vai sonorizar o clássico do terror brasileiro “À meia-noite levarei a sua alma”, de José Mojica Marins, o Zé do Caixão.

Prévias – A Mostra Play The Movie inicia a programação de atividades do festival No Ar Coquetel Molotov, que conta ainda com prévias, debates e oficinas. Com shows de Russian Red, Flora Matos, Phil Veras, Bok Bok e Karina Buhr, entre outros, o festival No Ar Coquetel Molotov se encerra no dia 11 de outubro na Coudelaria Souza Leão. A estrutura do evento terá dois palcos com discotecagem e shows, Feira Cultural, performances artísticas e a presença do Som na Rural com convidados especiais.

MOSTRA PLAY THE MOVIE
Homenagem a DJ Dolores
Datas: De 30 de setembro a 03 de outubro
Local: Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175, Recife – PE)
Ingressos: R$ 2,00
Incentivo: Funcultura, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco
Apoio cultural: Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Institut Français, CEPE e Roda Café
Realização: Coda Produções
Mais informações: www.coquetelmolotov.com.br | www.facebook.com/noarcm

———————————————————————————-

PROGRAMAÇÃO

TERÇA – 30/09

18h00 – “Glenn Gould – Além do Tempo”
Dir: Bruno Monsaingeon, França – 2004
Baseando-se num conjunto de registros existentes sobre Gould, o filme trata da questão da maestria do artista que permanece como uma das figuras mais singulares e celebradas do mundo da música clássica.

Glenn-Gould

19h40 – “Faço de Mim o Que Quero”
Dir: Sergio Oliveira e Petrônio Lorena, Brasil – 2009
Uma imersão bem peculiar no universo da chamada música brega pernambucana.

20h00 – “O Milagre de Santa Luzia”
Dir: Sergio Roizenblit, Brasil – 2008
Em uma dupla homenagem (para Luiz Gonzaga e Dominguinhos), o filme é uma viagem pelo Brasil que toca sanfona, reunindo depoimentos de importantes personalidades da música popular brasileira.

21h30 – Cine-Concerto: RUA (PE)
Formada por Caio Lima, Bruno Giorgi, Yuri Pimentel, Diogo Guedes, Hugo Medeiros e Nelson Brederode, a banda Rua parte metaforicamente de um lugar de encontros e segue para criar novas paisagens sonoras para o filme “Finisterrae”.

QUARTA – 01/10

18h00 – “Bouncing Cats”
Dir: Nabil Elderkin, EUA – 2010
Com narração de will.i.am, o filme oferece um comovente retrato do poder da determinação humana face às adversidades ao mostrar o poder de superação através da dança e do hip-hop a crianças de Uganda.

19h00 – “Quando Éramos Príncipes”
Dir: Caco Souza e Ricardo Alexandre, Brasil – 2013
Após virar um ídolo teen na Jovem Guarda, Ronnie Von se aventurou pela psicodelia com discos que são hoje bem cultuados. Em depoimentos do próprio artista e de músicos da época, o filme apresenta uma face do príncipe que muitos não conheciam.

20h00 – “Guitarra Baiana: A Voz do Carnaval”
Dir: Daniel Talento, Brasil – 2014
Documentário sobre a história da Guitarra Baiana criada por Dodô e Osmar, que revolucionou o Carnaval da Bahia, contada com a visão de Moraes Moreira, Luiz Caldas, Armandinho e Durval Lelys, entre outros.

Guitarra_Armandinho

21h30 – Cine-Concerto: THE TRUMPS (PE)
O powertrio Bosco (guitarra), Adriano (baixo) e Greg (bateria) vai utilizar o seu repertório de psychobilly para ambientar com muito rock’n’roll o clássico “À Meia-Noite Levarei a Sua Alma”, de José Mojica Marins.

QUINTA – 02/10

18h00 – “A Rima e a Razão”
Dir: Francis Guibert, França – 1992
De Paris à Marseille, o filme revela as diferentes formas de expressão do movimento hip-hop francês e como os jovens usam o ritmo para se expressar.

19h00 – “Desert Blues”
Dir: Michel Jaffrenou, França – 2006
Uma viagem musical no coração do Mali contemporâneo ilustrando a influência do Sahara nas tradições musicais das pessoas.

20h00 – “Música Serve Pra Isso – Uma História dos Mulheres Negras”
Dir: Bel Bechara e Sandro Serpa, Brasil – 2013
A partir da história da banda “Os Mulheres Negras”, o documentário discute as relações entre música, tecnologia, mercado e estética no Brasil, desde os anos 80 até hoje.

21h30 – Show Especial: MAURÍCIO PEREIRA (SP)
Músico, compositor, cantor e saxofonista, o paulistano Maurício Pereira tem sete discos gravados, sendo dois com Os Mulheres Negras, e cinco discos solo. Nesta apresentação especial, Maurício toca as músicas do disco “Mergulhar na Surpresa” ao lado do pianista Daniel Szafran.

SEXTA – 03/10

18h00 – “Quando a Coruja Dorme”
Dir: Marcia Derraik e Simplicio Neto, Brasil – 2012
O documentário apresenta a cara dos compositores de samba, egressos dos morros cariocas e da Baixada Fluminense, que estão por trás dos maiores sucessos de Bezerra da Silva.

19h30 – “Mulheres no Metal”
Dir: Graciele Fonseca, Brasil – 2013
Impressões e experiências de algumas mulheres no universo das bandas de Heavy Metal, que com suas palavras nos levam a refletir e procurar entender melhor a inserção feminina na cena.

20h00 – Sessão Especial – Novos curtas e clipes da atual safra da produção brasileira e pernambucana:
“Psiu”, Dir: Antônio Carrilho e Juliana Lima
“MPB: A história que o Brasil não conhece”, Dir: André Moraes
“Vem que vem” – Catarina, Dir: Neco Tabosa
“Estejam sempre aqui” – Ex-Exus, Dir: Alysson Souza
“Arquitetura de Vertigem” – China, Dir: Pedro Escobar e Pedro Vitor Ferraz

21h30 – Show de Encerramento: BANDA SONORA DUET (PE)
O enceramento da Mostra Play The Movie reúne a VJ Mary Gatis com o DJ Dolores em torno do trabalho de trilhas sonoras do cinema brasileiro. No palco, os dois artistas recriam cenas e temas musicais ao vivo de filmes recentes da produção cinematográfica contemporânea.

< voltar para home