Mostra Xepa Cult exalta sabores da culinária indígena neste sábado (27)
Evento gratuito terá sabores das mestras cozinheiras da nação Truká, de Cabroró, além de atividades artísticas que celebram a cultura indígena
Postado em: Funcultura | Gastronomia
Magda Silva/Divulgação

No mês em que se comemora o Dia do Índio, o projeto leva à capital pernambucana mestras cozinheiras da nação Truká, de Cabrobó
Em novo espaço, o projeto Xepa Cult – Mostra de Gastronomia de Tradição pelo Consumo Consciente realiza sua 2ª edição do ano neste próximo sábado (27), no Pequeno Latifúndio, no Recife (bairro do Espinheiro), das 14h às 18h. A proposta é difundir os saberes e sabores da cozinha de matriz africana e indígena por Pernambuco. O acesso é gratuito.
O projeto conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura. Nno mês em que se comemora o Dia do Índio, o projeto leva à capital pernambucana mestras cozinheiras da nação Truká, de Cabrobó. A dupla irá preparar receitas representativas do repertório culinário do cotidiano do seu povo: Surubim ao coco com pirão de batata-doce, e uma singular sobremesa: creme de umbu.
Magda Silva/Divulgação

O público poderá acompanhar o processo de produção dos pratos feitos pelas Mestras Cozinheiras Truká: Selma Antônia da Silva Santos e Gilmária Maria da Luz Silva
O público poderá acompanhar o processo de produção dos pratos feitos pelas Mestras Cozinheiras Truká: Selma Antônia da Silva Santos e Gilmária Maria da Luz Silva. Ao final, as pessoas poderão degustar as comidas e acompanhar atividades culturais: a aula-espetáculo “O Som do Barro”, com Mestre Nado de Olinda; e a exibição dos curtas “Abril Indígena” e “Da Pedra da Letra à Pedra na Mesa”. Toda a programação é gratuita.
TRAJETÓRIA - O projeto XepaCult teve início em agosto de 2017, com eventos mensais realizados no Centro de Cultura Luiz Freire, em Olinda, e na Casa Maumau, no Recife, com degustação gastronômica, aula-espetáculo “O Som do Barro” com Mestre Nado e seu grupo, e exposições fotográficas tendo a alimentação como tema.
Magda Silva/Divulgação

A dupla irá preparar receitas representativas do repertório culinário do cotidiano do seu povo: Surubim ao coco com pirão de batata-doce, e uma singular sobremesa: creme de umbu
No segundo ano, a Xepa Cult continua como mostra gastronômica e passa a realizar exibições audiovisuais, além da aula-espetáculo. A primeira edição de 2019 foi realizada no Mercado da Encruzilhada, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a participação das mestras cozinheiras quilombolas Elânia Lima do Nascimento e Cícera Maria da Silva, do Quilombo Barro Branco, de Belo Jardim.
Para criar o projeto, a pesquisadora, cozinheira e produtora Mônica Jácome se inspirou no movimento Slow Food, que defende a sociobiodiversidade alimentar e de valorização da agricultura familiar, prezando pela comida de verdade, boa, limpa e justa para todos.
Serviço:
Mostra XEPA CULT – ANO II – EDIÇÃO 2
Sábado (27) | 14h ás 18h
Espaço Pequeno Latifúndio (Rua Gomes Pacheco, 426 – Espinheiro)
Gratuito