Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

MostraPE leva novos escritores pernambucanos a doze municípios do estado

Com incentivo do Funcultura, projeto tem a proposta de investir na base da cadeia produtiva literária através da formação de público nos jovens

Suzan Regis/Divulgação

Suzan Regis/Divulgação

Última edição da MostraPE contou com atividades realizadas no Teatro Arraial Ariano Suassuna

Descentralização das ações, ocupação de instituições de ensino e criação de uma vitrine para os jovens que queiram iniciar sua carreira literária. Esses são os três pilares do projeto MostraPE, que até julho de 2017 terá levado mais de sessenta novos escritores do estado a 13 instituições de ensino, entre escolas, universidades públicas e bibliotecas, que estão espalhadas em doze municípios pernambucanos. A primeira parada está marcada para este sábado (19), em Lagoa dos Gatos, durante o festival literário Festa da Palavra.

A MostraPE tem a proposta de investir na base da cadeia produtiva literária, através da formação de público leitor entre adolescentes e jovens. As atividades, todas gratuitas, acontecem em diversos formatos, como recitais, espetáculos literários, leituras, jams e pelejas poéticas. Participam da programação mais de sessenta novos escritores de todas as regiões de Pernambuco.

Flavia Benevides/Divulgação

Flavia Benevides/Divulgação

Proposta do evento, que conta com mais de 60 participantes, é divulgar novos artistas literários de Pernambuco

Segundo Alexandre de Melo, integrante do Nós Pós e um dos organizadores da MostraPE, o projeto é resultado de uma sequência de trabalho que teve início em 2007, com foco na iniciação de novos escritores e feita de maneira independente. “A partir de 2012 surge o conceito do MostraPE, que ganhou outra dimensão, passando inclusive a agregar outras linguagens como música e exposições fotográficas, entre outros”, explica. O projeto é uma realização da produtora Nós Pós e conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura, além do apoio das secretarias de cultura e educação de cada município envolvido.

Suzan Regis/Divulgação

Suzan Regis/Divulgação

Programação conta com recitais, espetáculos literários, leituras, jams e pelejas poéticas

“A programação artística é formada pelos estudantes das escolas e por jovens artistas do estado, que mapeamos ao longo desses últimos anos. No caso dos alunos, foi feita uma curadoria com os professores e diretores de cada instituição que vamos visitar, e eles selecionaram alguns jovens que tinham disposição em participar do projeto”, comenta Alexandre de Melo, curador do projeto.

Dentre as atividades previstas, haverá uma peleja poética com os alunos da Escola Municipal Amália Tamandaré. “A ação está marcada para o dia 24 de novembro e, na ocasião, os cinco melhores textos serão premiados. Depois, seguimos para Vitória de Santo Antão, no dia 9 de dezembro, e lá teremos um recital com textos dos alunos da Escola Municipal Duque de Caixas”, revela o organizador. Em seguida, haverá uma apresentação de aboiadores locais e pocket show com Rildo de Deus, Anaíra Mahin e Luann Ribeiro com os poetas locais Kleber Oliveira e Karlla Dayanne.

14479727_1075355052584816_271682019181777617_n

Itinerância da MostraPE - Entre 2012 e 2014, mais de 350 jovens do novo cenário artístico do estado se apresentaram nos mais de 60 eventos realizados pela MostraPE. O projeto inseriu no cotidiano cultural da RMR as manifestações literárias das quatro macrorregiões do estado.

Em 2017, o projeto desembarca em escolas públicas nos municípios de Goiana, Bezerros, Garanhuns, Pesqueira, São José do Egito, Sertânia, Tabira, Buíque e Arcoverde. O encerramento está previsto para julho de 2017, no Recife, na Biblioteca Pública Estadual, com o lançamento de uma antologia literária nos formatos digital (PDF) e braile, reunindo textos dos autores que participaram da circulação.

Serviço
MOSTRAPE itinerância estadual
De novembro de 2016 a julho de 2017
Abertura no sábado (19), em Lagoa dos Gatos
Gratuito

Confira a programação itinerante da 4ª MOSTRAPE:

Sábado (19)    
Lagoa dos Gatos
Festa da Palavra
Recital com poetas mirins e jovens locais

23 de novembro
Tamandaré
Escola Municipal Amália
Peleja poética com alunxs da escola

9 de dezembro 
Vitória de Santo Antão
Escola Municipal Duque de Caxias
Recital com alunxs da escola + apresentação + caixas    de aboiadores + poket show e jam poética

13 de fevereiro
Goiana
Escola Municipal Irmã Marie
Recital com jovens poetas

17 de março
São José do Egito
Escola Municipal
Recital com poetas locais

14 de abril 
Pesqueira
Escola Municipal
Recital  com poetas locais

12 de maio
Buíque
Escola Municipal
Recital  com poetas locais

16 de junho
Arcoverde
Escola Municipal
Recital com poetas locais

7 de julho
Bezerros
Escola Municipal Eurico Queiroz
Recital com jovens poetas locais

10 de julho
Garanhuns
UFRPE
Recital com jovens poetas locais

12 de julho
Sertânia
EREM Olavo Bilac
Recital com jovens poetas locais

14 de julho 
Tabira
Escola Municipal
Recital com jovens poetas locais

17 de julho
Recife
Biblioteca Pública Estadual
Recital com jovens poetas locais + lançamento de Antologia literária (Digital e em braile)

< voltar para home