Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Museu da Cultura Popular Vera Galvão realiza série de ações educativas, em Camaragibe

Com o incentivo do Funcultura, o projeto "De volta às raízes" irá realizar visitas mediadas à instituição museológica, que é a primeira do município

Jennyfhem Mendonça/Divulgação

Jennyfhem Mendonça/Divulgação

A ação contempla a realização de 40 visitas mediadas ao Museu da Cultura Popular Vera Galvão, com entrada gratuita para as escolas e organizações comunitárias selecionadas

O Museu da Cultura Popular Vera Galvão foi inaugurado em 28 de agosto de 2016, e celebrará seu 3º aniversário com o lançamento do projeto “De Volta às Raízes” que, com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, prevê a realização de ações educativas pelo período de um ano, abrangendo principalmente o público camaragibense e de cidades próximas formado potencialmente por estudantes da rede pública de ensino, participantes de projetos sociais, mestres e grupos culturais, público com deficiência motora, intelectual, visual e/ou auditiva atendido por centros e associações. O lançamento da iniciativa acontecerá na próxima quinta-feira (29), às 9h, na sede da instituição museológica.

O Museu é gerido pelo Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo, organização social referência nas áreas de cultura e educação popular em Camaragibe e está localizado em um prédio anexo a sede do Centro. No espaço externo do Museu é possível apreciar réplicas de bioconstruções (casa de taipa, fogão a lenha, jirau, galinheiro e moinho de cana), um roçado tradicional com plantações de alimentos, plantas medicinais e ornamentais. Além de três salas com um acervo de mais de 500 peças que retratam o cotidiano das moradias antigas, com peças ornamentais e utilitárias, todas extraídas da natureza e confeccionadas com a criatividade humana (maquinários, vestuários, brinquedos, ferramentas de trabalho, símbolos religiosos etc) e peças criadas a partir da chegada da eletricidade. Os visitantes também poderão conhecer sobre as memórias históricas e artísticas de Camaragibe e adquirir lembrancinhas na Bodega Solidária, uma exposição permanente de vendas de produtos artesanais de pessoas/grupos de Camaragibe formando uma rede de economia solidária.

O projeto De Volta às Raízes irá realizar as seguintes ações:
- Realização de 40 visitas mediadas ao Museu da Cultura Popular Vera Galvão, com entrada gratuita para as escolas e organizações comunitárias selecionadas. Serão disponibilizados ônibus para algumas viagens facilitando o trajeto e promovendo mais conforto e segurança para o público visitante. A visita é mediada pela organizadora do Museu, Vera Galvão e após o circuito o púbico visitante participa da oficina de jogos teatrais sobre os patrimônios de Camaragibe. A oficina de caráter prático aplica diversos jogos teatrais e de contação de histórias para apresentar a importância dos patrimônios culturais de Camaragibe. Ao término da oficina, os educadores e gestores das escolas e entidades culturais/sociais recebem a apostila contendo os jogos aplicados na oficina para replicarem em suas instituições e os participantes receberão certificado de participação. O projeto também prevê visitas mediadas com recursos de acessibilidade de Libras e Audiodescrição.

- Promoção de três encontros “De Volta às Raízes” onde museus, centros culturais e/ou pontos de memória realizam intercâmbio cultural conhecendo as atividades do Museu da Cultura Popular Vera Galvão e apresentam aula-espetáculo aberta ao público de forma gratuita explanando sobre a história do seu espaço, formas de gestão e sustentabilidade dos museus, além da apresentação artística trazida pelas instituições. As entidades convidadas a realizarem o intercâmbio são: Centro de Criação Galpão das Artes (Limoeiro), Museu Poço Comprido (Vicência) e Museu do Cangaço (Serra Talhada).
O lançamento do projeto acontecerá no dia 29 de agosto (quinta) com a visita da Escola Estadual Francisco de Paula Correia de Araújo do bairro do Timbi – Camaragibe no horário de 09h. A partir desta data, todas as sextas-feiras terão visitas mediadas até o mês de junho/2020.

As escolas e instituições contempladas com o projeto já foram selecionadas, mas as que desejarem realizar a visita mediada em outros dias e horários poderão entrar em contato com o Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo para agendamento. A entrada para o público em geral custa apenas R$ 2.

Serviço
Lançamento do projeto De Volta às Raízes – Museu da Cultura Popular Vera Galvão
Quando: 29 de agosto (quinta-feira), às 9h
Endereço: Rua Fróis de Abreu, 140 – Celeiro das Alegrias Futuras – Camaragibe-PE
Informações: (81) 3458.2211

< voltar para home