Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Museu Murillo La Greca inaugura exposição sobre a história da dança no Recife

A mostra, em comemoração aos 10 anos de atividades do Acervo RecorDança, será inaugurada nesta quinta (15/08)

Murillo La Greca

O museu Murillo La Greca inaugura nesta quinta (15/08), às 20h, a exposição  “Presente Passado Movimento: a dança de 80 pelo olhar do RecorDança”. A mostra ficará em exibição até 1/9 e reencena iniciativas artísticas, políticas e de formação de alguns dos artistas e agentes da dança no Recife da década de 80 a partir de fotos e documentos históricos. Esta é a primeira ação comemorativa promovida pelo RecorDança pelos seus 10 anos de atividades. Foi exatamente em 15/8, há uma década, que nascia o trabalho do acervo. A ação faz parte do projeto “Imagens e Histórias da Dança nos Anos 80”, incentivado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura – Funcultura. A entrada é gratuita.

A exposição apresenta diferentes movimentos que ocorreram na década de 80, com imagens e histórias da atuação política e dos esforços de profissionalização da Associação de Dança do Recife e do Conselho Pernambucano de Dança; bem como da produção artística de espetáculos de dança como Piazzolada (1983), O Anjo Azul (1983), A Toda Prova (1984), Senhora dos Afogados (1985), Quadros Vivos (1986), que promoveram diálogo e parcerias com artistas do Teatro, da Literatura, das Artes Visuais, da Música, etc.

Essas histórias são reveladas, principalmente, a partir do olhar de três fotógrafos que registraram a dança nesse contexto: Breno Laprovítera, Bosco Accetti e Marcos Araújo. Imagens que estarão em composição com outros documentos históricos catalogados pelo acervo, como programas de espetáculos, cartazes, documentos institucionais, matérias de jornal e trilhas sonoras. Uma exposição que propõe um ambiente interativo, propondo movimento para os seus espectadores, criando espaços cênicos fictícios, a materialidade de adereços, emolduramentos que realçam aspectos plásticos das cenas documentadas e visam proporcionar relações sensitivas – visuais, tácteis, auditivas – com os documentos em exposição. Uma proposta de movimentos no presente a partir de artefatos do passado.

Inclusão e acessibilidade– Com o intuito de ampliar o acesso a diferentes públicos, a exposição tem entrada gratuita e conta com diferentes ações educativas. Uma delas é a articulação com escolas da rede pública municipal para levar estudantes para conhecerem a exposição. Essa ação está sendo feita em articulação com o projeto Bairro Escola, da Prefeitura do Recife, que vai levar cerca de 480 alunos, da 7ª e 8ª série de seis escolas da rede municipal. Tanto os estudantes das escolas, como o público geral da exposição poderá fazer visita guiada acompanhada por profissionais do educativo do Museu Murillo La Greca, por arte-educadores do Acervo Recordança e por estudantes dos cursos de Dança e Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco.

A exposição também vai contar com um educativo inclusivo, que vai oferecer recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva, com a presença de um mediador inclusivo e um intérprete de libras. O educativo inclusivo vai funcionar de 16 a 18 de agosto e de 23 a 25 de agosto.

Formação – Outra iniciativa da exposição será a realização da oficina “RecorDança – Presente e passado: movimentos e alteridades”, ministrada pelas pesquisadoras Ailce Moreira, Elis Costa e Taína Veríssimo. A oficina vai trazer para discussão o conteúdo da exposição e colocar em diálogo com a realidade da dança hoje, a partir de dois eixos: articulação política e movimento estético. A oficina vai acontecer no domingo, 31 de agosto, das 14h às 17h. A inscrição é gratuita e poderá ser feita por meio de e-mail: recordanca@associacaoreviva.org.br.

SERVIÇO:

Exposição Presente Passado Movimento: a dança de 80 pelo olhar do RecorDança – Comemoração dos 10 anos do Acervo Recordança
Lançamento: 15/8, às 20h
Local: Museu Murillo la Greca

Funcionamento da exposição
Data: De 15/8 A 1/9
Horários: De terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Sábados e domingos, das 13h às 17h.
Dias para visitações com educativo inclusivo : de 16 a 18/8 e de 23 a 25/8 (sex, sab e dom)
Local: Museu Murillo La Greca
Endereço: Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 – Parnamirim, Recife – PE
Fone: (81) 3355.3129

Oficina Presente Passado Movimento
Data: domingo, 31 de agosto
Horário: das 14h às 17h
Local: Museu Murillo La Greca
Endereço: Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366 – Parnamirim, Recife – PE
Inscrições pelo e-mail: recordança@associacaoreviva.org.br

< voltar para home