Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Noite dos Mestres do Apito abre prévias do Carnaval na Zona da Mata

Entre as atrações do ensaio, que acontecerá na noite deste sábado (21), estão confirmadas as presenças do Coco Canavial do Valmir e Mestre Biô; Maracatu Leão Africano de Nazaré da Mata, e o Mestre Bi, convidado especial da festa. O evento conta com incentivo do Funcultura

Divulgação

Divulgação

Mestre Bi é uma das atrações da Noite dos Mestres do Apito

A programação cultural do projeto Noite dos Mestres do Apito, que acontecerá neste sábado (21), vem no clima de prévia para o carnaval 2020. O ensaio, dedicado às tradições do maracatu rural, umas importantes brincadeiras popular do carnaval pernambucano, tomará conta do município de Nazaré da Mata, localizado na Zona da Mata do Estado, a partir das 21h. Entre as atrações da noite, estão confirmadas as participações de Coco Canavial do Valmir e Mestre Biô; Maracatu Leão Africano de Nazaré da Mata, com Mestre Cabeça. Ao todo, serão oito horas de festividade ao ar livre. Apresentações acontecerão na sede provisória do Maracatu Leão Africano.

O mestre de maracatu, Lezildo José dos Santos, conhecido como mestre Bi, de 33 anos, será a grande atração do evento. No currículo cultural, o artistas, de origem rural, traz um legado importante, com passagem por vários grupos de maracatus da região. Seus primeiros passos na brincadeiras popular, teve início em meados do ano 2000. De lá para cá, saiu da condição de espectador para ocupar os palcos e ruas, onde havia concentração do maracatu rural.

A primeira passagem oficial, como mestre de improviso, aconteceu em 2010, no Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata. Dois anos depois, de muita luta, determinação e garra à frente do maracatu, conquistou o prêmio de campeão do grupo um do Concurso de Maracatus Rurais, promovido pela Prefeitura do Recife, durante o carnaval daquele ano. As coquistas não pararam por aí.

Durante quatro anos consecutivos, o Mestre Bi, e toda sua nação do grupo de maracatu em que ele faz parte, ocupou grupo especial do concurso. Além de colecionar uma intimidade musical, ele também já esteve em outros projetos e eventos culturais, ao lado de artistas, como Siba Barachinha, Anderson, Santino e João limoeiro. Com eles, fez apresentações de ciranda e de maracatu.

Perto de completar duas décadas envolvido no maracatu rural, Mestre Bi já esteve em vários festivais, como o Festival de Inverno de Garanhuns, Fenearte,Tipoia, Lula livre entre outros.

Realização – O projeto Noite dos Mestres do Apito, coordenado pela produtora cultural, Cilda Trindade, é uma iniciativa que conta com o incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, e com o apoio da Prefeitura de Nazaré da Mata. A iniciativa itinerante, chega à sua última edição neste sábado (21), após percorrer várias sedes de maracatus na cidade de Nazaré da Mata.

Programação​
21h – Coco Canavial do Valmir e Mestre Biô
22h – Maracatu Leão Africano de Nazaré da Mata
23h – Mestre Bi

Serviço
Noite dos Mestres do Apito
Quando: 21/12 (sábado), às 21h
Onde: Sede provisória do Maracatu Leão Africano (Rua Vicente Barbalho, nº 153, Centro – Nazaré da Mata – PE)
Aberto ao público

< voltar para home