Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Noite dos Mestres do Apito realizará segunda live com mestres de maracatus

Com incentivo do Funcultura, programação será transmitida exclusivamente pela internet, dia 26 de dezembro, a partir das 19h

Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Iniciado no mês de novembro, a programação conta com quatro apresentações culturais, sendo uma a cada mês

No próximo dia 26 de dezembro, o projeto Noite dos Mestres do Apito  terá um novo encontro com o público internauta e admiradores da cultura popular pernambucana. O evento receberá o mestre e poeta popular, Veronildo José dos Santos, do Maracatu Cambinda Brasileira, do Engenho Cumbe; e também, o mestre da nova geração, Gabriel Silva, do Maracatu rural Leão Faceiro, ambos de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do estado.

A programação, de valorização à arte do maracatu de baque solto, será transmitida, exclusivamente, pelos perfis oficiais do projeto, disponível no Facebook e Yotutube, além do blog Giro Mata Norte, a partir das 19h.

Por lá, o público vai poder acompanhar a participação dos mestres, entoando loas, marchas, sambas e galopes, acompanhados de ternos (orquestras de sopro e percussão).  Para evitar o risco de contaminação à covid-19, a organização do evento restringiu as apresentações apenas aos mestres e contramestres de maracatus, além de implementar todas as exigências sanitárias, como uso de máscaras, álcool e distanciamento social.

Durante as transmissões on-line, o público vai poder enviar seus recados e interagir, ao vivo, por meio dos canais oficiais de transmissão da live cultural. As apresentações e seus intervalos serão comandados pelo animador e apresentador cultural, Valmir Severino João, que interpreta o personagem da Catita Daiana.

Cilda Trindade é responsável pela coordenação e produção cultural do evento, que tem o incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Além disso,são parceiros da iniciativa, a Prefeitura de Nazaré da Mata, Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena (Capa Bode) e portal de notícias, Giro Mata Norte.

O projeto Noite dos Mestres do Apito encontra-se na segunda edição. Iniciado no mês de novembro, a programação conta com quatro apresentações culturais, sendo uma a cada mês. No dia 30 de janeiro, será a terceira live cultural. Na ocasião, participará o Maracatu Águia Misteriosa de Nazaré da Mata. E, para encerrar a programação das lives culturais, em fevereiro, o projeto recebe o Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata.

Serviço:
2ª live da Noite dos Mestres do Apito
26 de dezembro (sábado) | 19h
Transmissões no no Facebook e Yotutube do projeto, além do blog Giro Mata Norte

 

< voltar para home