Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Noite dos Mestres do Apito terá programação dedicada à Consciência Negra

Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, festa será realizada neste sábado (24) e deve durar oito horas

Eric Gomes/Divulgação

 Eric Gomes/Divulgação

Para intercalar as apresentações, o público confere, também, a apresentação do mestre da escola das novas gerações de poetas da região

A programação cultural do projeto Noite dos Mestres do Apito, que acontecerá neste sábado (23), em Nazaré da Mata, na Zona da Mata,  entra na sua quarta edição consecutiva. E, desta vez, o evento presta uma homenagem especial ao Dia da Consciência Negra, comemorado na última quarta-feira, 20 de novembro. Na ocasião, mestres de maracatus rurais da cidade e região, promovem uma noite especial dedicada à arte e poesia aos rituais que servem de raízes às tradições culturais. O ensaio, aberto ao público, acontecerá na sede do Maracatu Águia Dourada de Nazaré da Mata, bairro do Sertãozinho, (próximo a capelinha).

O projeto, coordenado pela produtora Cilda Trindade, conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura; e apoio da Prefeitura de Nazaré da Mata. Nesta edição, o ensaio recebe como convidado especial da noite, o Mestre de Maracatu André de Lica,  do Maracatu Estrela da Serra, de Açudinho, Zona Rural de Tracunhaém, que vai comandar o show de poesia até às 5h da manhã do domingo (24).

Para intercalar as apresentações, o público confere, também, a apresentação do mestre da escola das novas gerações de poetas da região, Emerson Luiz de Freitas Júnior, de 23 anos, conhecido como Leu, do Maracatu Águia Dourada de Nazaré da Mata. O grupo Coco da Mata, de Nazaré da Mata será atração que vai abrir a programação, a partir das 21h.

Mestre André de Lica, 31 anos, é integrante do Maracatu Estrela da Serra, de Açudinho, Zona Rural de Tracunhaém. Ligado à produção cultural da Zona da Mata, Mestre André de Lica, 31 anos, milita no maracatu desde os anos 2000. Em quase duas décadas, ele também traz no currículo, outras experiências como mestre de maracatu. Ele é o idealizador e coordenador do Encontros de Mestres de Maracatu da Zona da Mata Norte.

Mestre Emerson Luiz, de 23 anos, conhecido como Leu, há mais de dez anos é ligado ao movimento do maracatu de baque solto. Marca consolidada da nova geração de poetas da cultura popular da Zona da Mata pernambucana, Mestre Emerson Luiz de Freitas, hoje, é o atual mestre do Maracatu Águia Dourada.

Serviço:
Ensaio do Maracatu Águia Dourada de Nazaré da Mata
Sábado (23), das 21h às 5h
Sede do Maracatu Águia Dourada, localizada no bairro Sertãozinho (próximo a capelinha).
Gratuito

< voltar para home