Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

‘O Jogo da Bola’ retorna à Torre Malakoff em formato de livro

Lançamento da publicação acontece nesta quinta-feira, 1º de junho

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

O livro conta com fotos digitais e analógicas de Iezu Kaeru (foto), Eustáquio Neves e dos protagonistas da exposição: jogadores e jogadoras do futebol de rua do Recife

Os fotógrafos Iezu Kaeru e Eustáquio Neves lançam nesta quinta-feira (1º/06) o livro O Jogo da Bola, produzido com fotografias feitas para a exposição homônima que levou mais de 4 mil pessoas à Torre Malakoff. O lançamento da publicação acontece no próprio equipamento cultural, a partir das 19h. Na ocasião, serão distribuídos cem exemplares gratuitamente. Mais cedo, às 16h, haverá no local um campeonato de futebol de barrinha, também aberto ao público.

“É uma alegria muito grande ter a oportunidade de lançar este livro junto ao parceiro mineiro Eustáquio Neves, uma referência internacional quando o assunto é fotografia. Uma obra que inclui também o olhar desses jovens promissores fotógrafos, jogadores de futebol de rua que assumiram esse ofício”, explica o fotógrafo Iezu Kaeru. A publicação conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura.

O livro conta com fotos digitais e analógicas dos dois fotógrafos e dos protagonistas da exposição, jogadores e jogadoras do futebol de rua do Recife. Com capa dura e bilíngue, apresenta ao lado das imagens uma prosa poética produzida por Iezu Kaeru. “Escrevo como quem joga futebol de barrinha em Santo Amaro. Meio dia no Campo do Onze. Agora o sol é uma bola gigante. São Raimundo vence de virada o time visitante. União contra Amigos F.C., treinadores que não se falam mas se respeitam: é a rivalidade da bola! Quando o assunto entra em campo, as palavras saem pela linha de fundo”, diz um dos trechos.

Iezu Kaeru/Divulgação

Iezu Kaeru/Divulgação

A exposição conta com uma ala dedicada aos jogadores e jogadoras do futebol de rua das zonas urbanas do Recife

Há ainda textos de Moacir Santos, pesquisador e curador de arte contemporânea da Fundação Joaquim Nabuco: “O futebol não é só um, mas dois. Há aquele que se transformou em espetáculo de massas e é considerado profissional. E existe o outro que, embora inspirado no primeiro, o tempo inteiro subverte suas normas, sendo tratado como amador. Um, se repete e é avesso a riscos; o outro, se reinventa sem maiores cuidados”.

Sobre a exposição ‘O Jogo da Bola’ - Entre 2016 e 2017, o fotógrafo Iezu percorreu cerca de 20 comunidades e ministrou aulas intituladas workchoques para os moradores. Participam deste trabalho jovens de comunidades como Santo Amaro, João de Barros, Coque, Brasília Teimosa, Passarinho, Dois Unidos, Jardim Brasil, Arruda, Três Dedos, Jardim São Paulo, Ilha do Maruim, Ilha Santa Terezinha, Bode e Torreão.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

Fotógrafo visitou campos de comunidades do Recife

De acordo com o fotógrafo, que visitou nas últimas semanas escolas do Recife e campos de comunidades populares para divulgar o evento de quinta (1º), passaram pela exposição na Torre Malakoff mais de quatro mil pessoas. “Durante ela, realizamos pela primeira vez o Torneio de Futebol de Barrinha de Pernambuco, numa parceria com o Programa de Esporte e Lazer (PELC) da Prefeitura do Recife, atraindo jovens de várias regiões da cidade para o equipamento cultural”.

A exposição O Jogo da Bola ficou instalada na Torre Malakoff até a última segunda quinzena de abril no primeiro andar do equipamento cultural, numa grande plataforma física de interação entre o futebol de rua pernambucano e a fotografia. No ponto de vista de Iezu Kaeru, O Jogo da Bola teve uma repercussão bastante positiva. “Essa exposição simplesmente me trouxe a experiência de interatividade mais forte que vivi. Acredito que as pessoas, acostumadas a mudar de canal e a ter muita informação numa velocidade muito grande, estão um pouco cansadas de ficarem passivas diante das mostras. A proposta de trazer os visitantes pra mais perto tem funcionado muito bem porque dá a elas a oportunidade de viver uma experiência pessoal e afetiva”.

Serviço
Lançamento do livro ‘O Jogo da Bola’
Quinta (1º/06) | 19h
Torre Malakoff (Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife)
Gratuito
Preço do livro: R$ 20

< voltar para home