Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Objetos falantes dão vida ao espetáculo teatral ‘Sala de Jantar’

Com roteiro e direção de Ruy Aguiar, e incentivo do Funcultura, montagem segue em temporada neste sábado (11) e domingo (12)

Divulgação

Divulgação

Objetos com vida são o mote do espetáculo ‘Sala de Jantar’, da Métron Produções

A história se passa numa sala de jantar do século XIX, durante os preparativos para um jantar de gala, mas o curioso é que, ao invés de pessoas, os protagonistas são na verdade objetos com vida. Esse é o ponto de partida do espetáculo de formas animadas Sala de Jantar, da Métron Produções, e cujo roteiro e direção são assinados pelo ator Ruy Aguiar. A montagem terá novas sessões na sede da produtora, na Boa Vista, nos próximos sábado (11) e domingo (12), respectivamente às 18h e 19h30.

Os objetos, como o garfo, a colher, a taça, têm personalidade própria, que é vinculada às suas características de uso. “Eles são os protagonistas da história. O sonho deles é um jantar elegante, então a peça é como se fosse um ensaio para um jantar do tipo. A criação surgiu em cima da curiosidade e do entendimento de qual seria o desejo e a personalidade de cada objeto. Para que a peça fosse viável, usamos muitas técnicas de manipulação em linguagens diferentes, como ilusionismos, mágica, teatro de sombras”, explica Ruy Aguiar. A temporada segue até o dia 9 de abril e os ingressos estão sendo comercializados pelo valor de R$20 (inteira) e R$10 (estudantes e boa idade mediante a apresentação da carteira). As entradas podem ser adquiridos por meio de reserva pelo telefone (81) 994180025 (whatsapp).

Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, o texto nasceu do curso de dramaturgia Na fronteira das linguagens, realizado em 2008 pelo dramaturgo pernambucano Luiz Felipe Botelho. No elenco, além de Ruy Aguiar, estão os atores Adilson Carvalho, Edivane Bactista, Fabiana Coelho e Ryan Rodrigues. Em cena, todos interpretam tanto personagens “de carne e osso” como objetos que falam.

O local da exibição da peça foi escolhido para que o espectador pudesse ter a experiência mais proveitosa possível. “A gente precisava de um espaço pequeno, não muito aberto, pra facilitar a proximidade com o público e deixar a peça mais intimista. Diante da dificuldade em encontrar um, optamos em paralelo à montagem da peça montar um teatro de bolso na nossa sede, um espaço com capacidade pra até 30 pessoas”, explica.

Segundo Ruy Aguiar, a ideia é movimentar o espaço com cursos, oficinas e exposições. “Queremos que o local sirva como um teatro mais próximo do espectador, mas com um ambiente climatizado e com boa acústica. Não é porque é pequeno que as condições têm que ser ruins. A gente pretende também, posteriormente, abrir pra que outros grupos o usem, e assim a cidade ganha mais um local de acesso à cultura”, ressalta. Como o espaço é limitado, é necessário fazer a reserva dos ingressos com antecedência através do telefone (81) 3423 1568 ou pelo Whatsapp, no número 8199418 0025.

Serviço
Espetáculo ‘Sala de Jantar’
Sábado (11) | 18h
Domingo (12) | 19h30
Sede da Métron Produções (Rua Tabira, 109, Boa Vista – Recife)
Gratuito

Ficha técnica
. Texto e Direção: Ruy Aguiar
. Pesquisa Musical / Trilha Sonora: Lailson Cavalcante
. Consultoria para Efeitos Especiais: Ryan Rodrigues
. Figurinos / Ambientação cenográfica : Marcondes Lima
. Concepção do cenário: Ruy Aguiar
.  Desenho de Luz: Saulo Uchoa
. Execução de luz: João Guilherme / Natalie Revorêdo (Farol Ateliê da Luz)
. Execução de Sonoplastia: Ailton Brisa
. Oficineira: Maria Oliveira
. Cenotécnico: Mario Almeida
. Aderecistas:  Ryan Rodrigues / Manuel Carlos / Elida Tavares
. Confecção de figurino e cenário (Costuras) : Edilene Silva / Maria Lima
. Gravação e mixagem: Marcílio Moura (Fábrica Estúdios)
. Design Gráfico: Hilton Azevedo
. Impressão: Contorno ideias e soluções
. Elenco:
Adilson Di Carvalho (Lacaio)
Edivane Bactista (Visitante)
Fabiana Coelho (Ajudante da cozinha / Guarda)
Ruy Aguiar (Visitante)
Ryan Rodrigues (Ajudante / Guarda)
Participação Especial
Fabiana Coelho (Cadeira / Taça)
Mônica Maria (Toalha)
Isabela Cavalcanti (Faca / Taça)
Ruy Aguiar (Guardanapo)
Ryan Rodrigues (Garfo / Prato)
Simone Santos (Cadeira / Jarra)

Produção Geral: Edivane Bactista / Ruy Aguiar
Produtor Cultural/ Proponente: Ruy Aguiar
Apoio de Produção: Camila Azevedo / Élida Tavares
Assessoria de Imprensa: Edivane Bactista (DRT/PE: 2151)
Incentivo Cultural: Funcultura / Fundarpe / Secretária de Cultura / Governo de Pernambuco
Realização: Métron Produções

< voltar para home