Oficina de Acessibilidade Comunicacional para Projetos Culturais está com inscrições abertas
Projeto tem ideia de aproximar público deficiente da riqueza cultural de Pernambuco.
Postado em: Formação Cultural | Funcultura
Pri Buhr

A ação visa orientar produtores, técnicos e artistas a criarem mecanismos acessíveis para suas atividades
O Projeto Roteiros.PE, realizado pela produtora Catavento Criativo, está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas de Acessibilidade Comunicacional para Projetos Culturais, que acontecerá entre os dias 12 e 13/4, no Edifício Continental (Rua Cleto Campelo, 44, sala 206 – Santo Antônio, Recife, PE). O objetivo da atividade, que conta com incentivo do Funcultura, é orientar artistas, técnicos e produtores a formatar suas iniciativas de modo a contemplar o público como um todo, sem excluir aqueles que possuam deficiências, sejam elas auditivas, visuais, motoras ou mentais. As vagas são limitadas, e os interessados deverão se inscrever até a próxima segunda-feira (10), através do e-mail: cataventocriativo@gmail.com.
“A nossa oficina visa orientar produtores a adequar suas inciativas para receber público com deficiência. Quando se fala em acesso à cultura, muitas vezes esquecemos que ela é um direito universal, e deveria contemplar não somente aqueles com plena capacidade física e intelectual, mas também aqueles que possuam algum nível de deficiência. Por isso, a Catavento Criativo, através do projeto Roteiros.PE, lança a primeira fase de uma série de ações afirmativas no sentido de aproximar o público deficiente da riqueza cultural de Pernambuco”, conta a produtora Sandra Silva, uma das idealizadoras do projeto.
A oficina irá abordar temas como o universo da pessoa com deficiência visual; diversidade humana na perspectiva da inclusão; aplicabilidade dos recursos de acessibilidade no universo das artes; mediação inclusiva; barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais; Tecnologias assistivas, metodologias e estratégias inclusivistas; Braille e LIBRAS, entre outros. As aulas serão ministradas pela diretora e coordenadora de projetos da Vouver Acessibilidade e mestra em Educação pela UFPE, Andreza Nóbrega.
“A acessibilidade não pode ser esquecida no momento em que nos propomos a aproximar a arte das pessoas. Devemos nos perguntar sempre: eu vou conseguir atingir o público da melhor forma possível? Se a arte liberta, por que muitas pessoas ainda estão presas por barreiras físicas ou a ausência de uma equipe que possa guiá-los, ou interagir na língua de sinais, por exemplo? Temos que subverter isso”, afirma Sandra.
Mediadora
Andreza tem ampla experiência na área de produção, gestão cultural e arte-educação com foco em inclusão social: é fundadora e pesquisadora do Grupo Quadro de Cena, além de ser audiodescritora e lecionar pedagogia na Faculdade Santa Catarina e Faculdade Santa Emília.
Projeto
O Projeto Roteiros.PE é uma produção do Catavento Criativo com incentivo do Funcultura e busca mapear monumentos, equipamentos culturais e realizações artísticas que contemplem o público com deficiência em Pernambuco.
Serviço
Oficina de Acessibilidade Comunicacional para Projetos Culturais, com Andreza Nóbrega
Inscrições: até o dia 10/4 (segunda-feira), através do e-mail cataventocriativo@gmail.com
Quando: 12 e 13 de abril, das 13h às 19h
Onde: Edifício Continental (Rua Cleto Campelo, 44, sala 206 – Santo Antônio, Recife, PE)
Mais informações: (81) 9. 9591.5154