Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Oficina de Acessibilidade Comunicacional para Projetos Culturais está com inscrições abertas

Projeto tem ideia de aproximar público deficiente da riqueza cultural de Pernambuco.

Pri Buhr

Pri Buhr

A ação visa orientar produtores, técnicos e artistas a criarem mecanismos acessíveis para suas atividades

O Projeto Roteiros.PE, realizado pela produtora Catavento Criativo, está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas de Acessibilidade Comunicacional para Projetos Culturais, que acontecerá entre os dias 12 e 13/4, no Edifício Continental (Rua Cleto Campelo, 44, sala 206 – Santo Antônio, Recife, PE). O objetivo da atividade, que conta com incentivo do Funcultura, é orientar artistas, técnicos e produtores a formatar suas iniciativas de modo a contemplar o público como um todo, sem excluir aqueles que possuam deficiências, sejam elas auditivas, visuais, motoras ou mentais. As vagas são limitadas, e os interessados deverão se inscrever até a próxima segunda-feira (10), através do e-mail: cataventocriativo@gmail.com.

“A nossa oficina visa orientar produtores a adequar suas inciativas para receber público com deficiência. Quando se fala em acesso à cultura, muitas vezes esquecemos que ela é um direito universal, e deveria contemplar não somente aqueles com plena capacidade física e intelectual, mas também aqueles que possuam algum nível de deficiência. Por isso, a Catavento Criativo, através do projeto Roteiros.PE, lança a primeira fase de uma série de ações afirmativas no sentido de aproximar o público deficiente da riqueza cultural de Pernambuco”, conta a produtora Sandra Silva, uma das idealizadoras do projeto.

A oficina irá abordar temas como o universo da pessoa com deficiência visual; diversidade humana na perspectiva da inclusão; aplicabilidade dos recursos de acessibilidade no universo das artes; mediação inclusiva; barreiras arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais; Tecnologias assistivas, metodologias e estratégias inclusivistas; Braille e LIBRAS, entre outros. As aulas serão ministradas pela diretora e coordenadora de projetos da Vouver Acessibilidade e mestra em Educação pela UFPE, Andreza Nóbrega.

“A acessibilidade não pode ser esquecida no momento em que nos propomos a aproximar a arte das pessoas. Devemos nos perguntar sempre: eu vou conseguir atingir o público da melhor forma possível? Se a arte liberta, por que muitas pessoas ainda estão presas por barreiras físicas ou a ausência de uma equipe que possa guiá-los, ou interagir na língua de sinais, por exemplo? Temos que subverter isso”, afirma Sandra.

Mediadora
Andreza tem ampla experiência na área de produção, gestão cultural e arte-educação com foco em inclusão social: é fundadora e pesquisadora do Grupo Quadro de Cena, além de ser audiodescritora e lecionar pedagogia na Faculdade Santa Catarina e Faculdade Santa Emília.

Projeto
O Projeto Roteiros.PE é uma produção do Catavento Criativo com incentivo do Funcultura e busca mapear monumentos, equipamentos culturais e realizações artísticas que contemplem o público com deficiência em Pernambuco.

Serviço
Oficina de Acessibilidade Comunicacional para Projetos Culturais, com Andreza Nóbrega
Inscrições: até o dia 10/4 (segunda-feira), através do e-mail cataventocriativo@gmail.com
Quando: 12 e 13 de abril, das 13h às 19h
Onde: Edifício Continental (Rua Cleto Campelo, 44, sala 206 – Santo Antônio, Recife, PE)
Mais informações: (81) 9. 9591.5154

< voltar para home