Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Oficina gratuita de acessibilidade está com inscrições abertas

Com incentivo do Funcultura, os encontros promoverão o diálogo entre artistas, produtores e espectadores com o intuito de criar recomendações de acessibilidade para os teatros pernambucanos

Olivia Godoy/Divulgação

Olivia Godoy/Divulgação

Andreza Nóbrega será uma das facilitadoras da oficina

Estão abertas as inscrições para a oficina do Conect-Ação Teatro, que é voltada para produtores e gestores culturais, artistas, profissionais da acessibilidade e espectadores com deficiência refletirem sobre a acessibilidade dos teatros pernambucanos. Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, os encontros, que serão acessíveis com Libras e audiodescrição integrada, acontecerão on-line através da plataforma Zoom, nos dias 14, 15 e 16 de setembro, das 19 às 22h, e no dia 25/9, das 9h às 16h, totalizando 15h. As vagas serão limitadas e preenchidas por ordem de inscrição, neste link: forms.gle/XKzBx8eSZuMgbrTy9 e a confirmação será enviada por e-mail para cada participante.

Essa oficina faz parte do projeto “Conectação teatro: pesquisa exploratória de práticas com acessibilidade comunicacional em teatros do Reino Unido e Pernambuco”, incentivado pelo Funcultura. A primeira etapa da pesquisa de campo foi realizada no início de 2020 na Inglaterra, no qual a pesquisadora Andreza Nóbrega visitou teatros londrinos e assistiu espetáculos acessíveis. Concomitantemente, dezenas de gestores culturais à frente de espaços teatrais de Pernambuco têm sido entrevistados e esta oficina possibilitará a formação de um espaço para a troca de conhecimentos, que dará continuidade à coleta de dados, possibilitando a criação de recomendações para um teatro mais acessível.

Para Andreza Nóbrega, esse processo de sentir e ouvir as pessoas é o que a move como pesquisadora e realizadora: “A proposta da oficina não é apenas instrumental, a ideia é criar  um fórum de discussão, de reflexão, por isso o nome “Conect- Ação”, para criarmos um espaço para nos encontrar e nos conectar com uma diversidade de pessoas e experiências. E a partir dos diálogos e apontamentos sobre as possibilidades da acessibilidade, proponho a criação de recomendações pensadas conjuntamente”, reforça.

As aulas serão conduzidas a partir do compartilhamento tanto das experiências como espectadora vividas em Londres, quanto das vivências como profissional da acessibilidade nos teatros pernambucanos. Além dos relatos, também haverá a apresentação conceitual sobre acessibilidade comunicacional e sensorial, tal como as estratégias relacionadas a audiodescrição, a Língua de sinais, a LSE e a relaxed performance, que ampliam as possibilidades de fruição de um espetáculo teatral. Além de Andreza, o professor/orientador Flávio Desgranges será convidado para ministrar a temática sobre mediação e formação de pessoas espectadoras.

Com o objetivo de mapear as condições da acessibilidade comunicacional nos teatros do nosso Estado e criar novas alternativas visando a construção de espaços culturais e políticas públicas mais acolhedoras e acessíveis para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, transtornos de desenvolvimento e convívio, dificuldades de aprendizagem ou com necessidades específicas, os encontros vão estimular a reflexão sobre os processos artísticos e o fazer teatral na perspectiva da diversidade, garantindo o reconhecimento de pessoas com deficiência enquanto artistas e espectadoras.

Sobre os ministrantes
Andreza Nóbrega é atriz, encenadora, professora de teatro, audiodescritora, produtora e gestora da VouSer Acessibilidade (@vouseracessibilidade). Doutoranda em teatro (UDESC), Mestra em educação com enfoque na Educação Inclusiva (UFPE) e Especialista em Audiodescrição (UFJF). Idealizadora do Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco, Cineclube VouVer Filmes, Cine às escuras- Mostra Erótica de Cinema Acessível; Experiri Curso/pesquisa de Teatro com pessoas com deficiência visual e Conect-Ação Teatro Pernambuco/Londres.

Flávio Desgranges é Flávio Desgranges é professor do Departamento de Artes Cênicas da UDESC. Professor do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da USP. Coordenador do iNerTE – Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral (www.youtube.com/watch?v=R5ivJxQI2Ro). Autor dos seguintes livros: A pedagogia do espectador (Hucitec, 4ª ed., 2020); Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo (Hucitec, 5a ed., 2020), O ato do espectador: perspectivas artísticas y pedagógi cas (org. com Giuliana Simões, Hucitec, 2ª ed., 2020); A inversão da olhadela: alterações no ato do espectador teatral (Hucitec, 2ª ed., 2017).

Serviço
Oficina gratuita, online, via zoom, com Andreza Nóbrega e participação do orientador e professor Flávio Desgranges
Dias: 14, 15 e 16/9 (terça a quinta), das 19 às 22h, e 25/9 (sábado), das 9h às 16h.
Acessível com Libras e audiodescrição integrada.
Certificação de 15 horas/aula.
Gratuito
Inscrições neste formulário: forms.gle/XKzBx8eSZuMgbrTy9. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição, mas o preenchimento do formulário não garante a vaga. As primeiras pessoas receberão e-mail com a confirmação da participação. O link estará disponível até o dia 10/9.
Público-alvo: Produtores, gestores, artistas com e sem deficiência, profissionais da acessibilidade com experiência na área teatral.
Vagas: Ao todo serão 40 vagas disponibilizadas, 20 para artistas, gestores, produtores culturais com atuação no teatro e as outras 20 para pessoas com deficiência.
Mais informações no Instagram da VouSer Acessibilidade (@vouseracessibilidade)

< voltar para home