Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Oficina gratuita de ‘Palhaçada para Criação Cênica’ está com inscrições abertas

Divulgação

Divulgação

A Cia. Biruta comandará a oficina no mês de dezembro, em Petrolina

Estão abertas as inscrições para a oficina do projeto ‘Palhaçada para Criação Cênica’ promovida pela Cia Biruta de Teatro. Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura Geral, a iniciativa visa contribuir para a profissionalização e formação artística de jovens das periferias de Petrolina.

Dividida em dez encontros presenciais, de 3 a 19 de dezembro, a oficina tem carga-horária total de 28 horas e acontecerá sempre de sexta-feira a domingo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de novembro, através do endereço eletrônico: forms.gle/Z8Bjk3akbyAYzJfV8. As vagas são limitadas e as aulas acontecerão no Cineteatro CEU das Águas, no bairro Rio Corrente, situado na cidade de Petrolina.

A coordenadora do projeto, Camila Rodrigues revela o que os interessados podem esperar da oficina. “Durante as atividades serão apresentados aos participantes treinamentos físicos, jogos de improvisação e possibilidades de criação cênica. As aulas serão ministradas por Antônio Veronaldo, Cristiane Crispim e Juliene Moura”, conta. Ao final da oficina, os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência nas aulas serão certificados.

A produção executiva do projeto é de Cristiane Crispim, com assistência de produção de Antonio Veronaldo, e a coordenação de comunicação é de Letícia Rodrigues, que também faz o apoio técnico do projeto.

Culminância - A oficina encerra-se no dia 19 de dezembro com uma Mostra de Esquetes, onde os participantes terão a oportunidade de apresentar ao público esquetes construídas durante os encontros. Na Mostra, que contará com tradução em libras, a Cia Biruta também fará a apresentação do trabalho ‘Histórias de Cascudo’.

O projeto também inclui uma demonstração aberta ao público que acontecerá no dia 18 de dezembro, com a apresentação de ‘Flicts’ e ‘Estrelas Mudam de Lugar’, textos do repertório da Cia Biruta, que compõem a pesquisa do grupo sobre o universo da palhaçada e da contação de história.

Palhaçada - O projeto consiste na criação cênica através da palhaçaria, que é um dos processos de investigação da Cia Biruta de Teatro. Ao longo de 13 anos de existência, o grupo estuda essa linguagem com personalidades da área de circo e palhaçaria, como o Ésio Magalhães, Demian Reis, Caravana Tapioca, Cia dois Palitos etc. Trabalhar com a palhaçaria tem trazido pedras preciosas de experimentação cênica para a Cia Biruta, como a descoberta das palhaças Mariola, Pitôca e Pirrite e o palhaço Futrica.

Para mais informações: birutaciadeteatro@gmail.com.

< voltar para home