Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Oficina on-line de Maculelê está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para oficina on-line de Maculelê, que irá acontecer neste sábado (19), a partir das 15h, via plataforma Zoom. Comandada por Gabrielle Conde e Bruna Mascaro, a ação conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, e é fruto da pesquisa “Entre paus, grimas e cacetes: o Maculelê construindo sentidos pedagógicos”, vinculada ao Paço do Frevo. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas por meio do link: mailchi.mp/ecf75e3b33fc/newsletter-frevoe-junho-8747769? e=691881aa14.

A pesquisa de Gabrielle Conde e Bruna Mascaro gira em torno da prática cultural do Maculelê nos municípios de Salvador e Santo Amaro da Purificação, na Bahia – território de fundamental relevância na construção histórica desta expressão. A iniciativa gerou um videodocumentário com as entrevistas realizadas no período de pesquisa. No momento atual, as artistas-pesquisadoras realizam atividades formativas no intuito de difundir os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de pesquisa.

O encontro pretende apresentar a corporalidade do Maculelê, caracterizada pela mistura de dança, canto e percussão e estruturada em princípios que se alternam entre jogo, luta, ritual e brincadeira. Desse modo, a aula propõe um momento prático para vivência do repertório de movimentos do Maculelê, através de gingas, grimas e dinâmicas brincantes.

Para realizar a aula, é necessário que o aluno consiga duas grimas, ou pedaços de pau, com 50 centímetros em média. Caso não consiga, pode substituir por duas garrafas pets.

Serviço
Oficina on-line de Maculelê
Quando: 19 de junho de 2021 (sábado), às 15h
Via aplicativo Zoom
Inscrição gratuita: mailchi.mp/ecf75e3b33fc/newsletter-frevoe-junho-8747769? e=691881aa14

< voltar para home