Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Olinda é palco de performance em dança inspirada na capoeira de Angola

‘Erranças: estudos técnico-poéticos em dança e capoeira’ será apresentada neste sábado (12), no Casbah. A entrada é gratuita.

Divulgação

Divulgação

“A ideia é trabalhar elementos do jogo e a organização do corpo na capoeira num viés improvisativo”, explica Santana.

Uma pesquisa desenvolvida pela dançarina Gabriela Santana e inspirada no universo da capoeiragem será apresentada neste sábado (12), no Casbah, em Olinda. Batizado de Erranças: estudos técnico-poéticos em dança e capoeira, a performance conta com execução de música em tempo real, feita pelo músico baiano Jair Coelho, numa composição cênica aberta ao improviso. A apresentação começa às 18h e é gratuita.

Com incentivo do Governo do Estado, através do Funcultura, Erranças é o primeiro trabalho solo de Gabriela Santana, que também é professora do curso de Dança da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e integra o projeto Capoeira no CAC (Centro de Artes e Cultura da UFPE), formado por representantes desta expressão cultural.

“A ideia deste projeto é trabalhar elementos do jogo e a organização do corpo na capoeira num viés improvisativo”, explica Santana. Ao longo de 30 minutos e sob a música de Jair Coelho, a dançarina se rende ao improviso, orientada pelos princípios de movimento da manifestação cultural, bem como pelos códigos pertencentes à fronteira entre a capoeira, o candomblé e o samba.

Durante o ensaio aberto, Gabriela vai desenvolver uma postura expressiva por meio de um corpo que, para improvisar, maneja sensações, percepções, imagens, impulsos, desejos e memórias. Tudo a partir de uma rede de simbolismos e metáforas tecidas através da relação da capoeirista com esta dança.

Serviço
Ensaio aberto Erranças: estudos técnico-poéticos em dança e capoeira
Sábado (12)| 18h
Casbah (Rua 27 de Janeiro, Carmo, Olinda)
18h
Gratuito

FICHA TÉCNICA
Dançarina-criadora: Gabriela Santana
Diretora artística: Bárbara Santos
Músico: Jair Coelho
Fotógrafo: Caique Eça
Videartista: Tonling Cheng (do DVD final)
Designer Gráfica: Iara Sales
Figurinista: Gabriela Holanda

< voltar para home