Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

“Ouvido no Verso – o audiolivro de cordel” será lançado na próxima quinta-feira (16)

Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, será lançado na próxima quinta-feira (16), às 19h30, o projeto “Ouvido no Verso – o audiolivro de cordel”, no canal da Releitura no YouTube. Feito em parceria com a Releitura – Bibliotecas Comunitárias em Rede, o audiolivro traz versos que contam histórias rimadas para crianças. “É a poesia de cordel sendo oferecida para um público não convencional para essa expressão artística. Pouco presente no universo infanto-juvenil, as poesias de cordel desta publicação privilegiam essa faixa etária, sendo por esse motivo um diferencial no âmbito da literatura popular”, conta Gorete Linhares, idealizadora da iniciativa.

O projeto apresenta quatro poemas de Cordel, do poeta cordelista Franklin Costa, em formato de CD, tendo sido encartado quatro folhetos impressos correspondentes. O material é composto por seis faixas: áudio 1 – Literatura de Cordel (traz informações gerais e históricas sobre a Literatura de Cordel no mundo, no Brasil e no Nordeste brasileiro, destacando o reconhecimento como patrimônio cultural); áudio 2 – O Autor (apresenta o autor das histórias, o cordelista Franklin Costa); áudio 3 – O Passarinho sem cor: pelas rimas do Cordel, o colorido sonoro de inúmeros passarinhos e suas qualidades, vários deles bastante conhecidos no Brasil; áudio 4 – A Menina que não queria acordar – a poesia do sonho e do imaginário infantil, animada por sequências de adivinhações e brincadeiras; áudio 5 – Maria Bonita e Maria Mole – um encontro inusitado da cangaceira com uma menina, onde as adivinhações ilustram as rimas desse cordel. A imaginação do autor criando situações entre personagens reais e fictícios, algo bastante presente na literatura popular; áudio 6 – Cordel de Brinquedo – Brinca Bia e Manuela: sobre duas crianças irmãs e as brincadeiras da infância.

No plano de distribuição do audiolivro, está prevista doação de 20 exemplares para a Rede de Bibliotecas Comunitárias, além de doações para instituições que atuem junto ao público prioritário do projeto e para bibliotecas públicas da Região Metropolitana do Recife. O autor também vai disponibilizar o CD para aquisição em pontos de venda de cordéis em Recife e outras cidades.

SOBRE O AUTOR - Franklin Costa, baiano da cidade de Ilhéus, radicado em Recife desde 2009, é cordelista, ilustrador de seus folhetos para os quais desenvolveu um estilo de desenho próprio, influenciado pela técnica da xilogravura que compõe a identidade visual do Cordel. Franklin também é autor, ator e diretor de teatro, sendo um dos fundadores do Teatro Popular de Ilhéus. Vários dos seus cordéis foram adaptados para teatro. É também músico e, numa das faixas do audiolivro, Cordel de Brinquedo, seu violão, inspirado pela viola do repente, pontua e dá a cadência da história narrada.

Serviço
Lançamento do audiolivro de cordel “Ouvido no Verso”
Quando: 16 de setembro de 2021 (quinta-feira), às 19h30
Transmissão pelo Canal do Youtube – Releitura: www.youtube.com/channel/UCA3eMaCsE3GDFfFtbMvZdig

< voltar para home