Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Palestra apresenta pesquisa fotográfica ‘Lugares das incertezas’, de Mateus Sá

Com incentivo do Funcultura, pesquisa realizada no Vale da Lua, Cabo de Santo Agostinho, é inspirada em memórias da infância de Mateus Sá quando visitou o Vale da Lua, no Cabo de Santo Agostinho

Mateus Sá/Divulgação

Mateus Sá/Divulgação

Na palestra, será exibido um recorte de 150 imagens das milhares de fotografias que compõem o acervo

O fotógrafo Mateus Sá apresenta nesta quarta-feira (25), no espaço Preto no Branco Imagem e Conceito, Bairro do Recife, o resultado da pesquisa Lugares das incertezas. O projeto fotográfico é inspirado em memórias de quando ele era criança e visitou com alguns parentes o Vale da Lua, no Cabo de Santo Agostinho. A apresentação terá a presença do professor José Afonso Júnior, orientador da pesquisa, que apresentará ao lado de Mateus algumas das imagens que compõem o acervo, além de um blog que servirá de base de registros sobre a iniciativa. A entrada é gratuita.

Quando criança, Mateus Sá foi com a avó e o tio para o Vale da Lua, região que fica entre Gaibu e Suape, litoral pernambucano. Durante esse passeio, Mateus, então com cinco anos de idade, se perdeu dos parentes por um momento numa das trilhas, acontecimento que marcou sua memória.

“Vez por outra eu me recordava deste fato, Depois de um tempo, eu já adulto, passei um tempo alugando uma casa na mesma região. Em 2014, tirei férias com meus filhos por lá e foi bem interessante porque eles estavam com a mesma idade que eu tinha quando me perdi. Depois vendo as fotografias, foi como se tivesse tido um deja vu”, explica o fotógrafo, que em seguida desenvolveu o projeto e inscreveu no Funcultura, obtendo a aprovação.

Mateus Sá/Divulgação

Mateus Sá/Divulgação

Projeto fotográfico é inspirado em memórias de quando Mateus Sá era criança e visitou o Vale da Lua, no Cabo de Santo Agostinho

Com a pesquisa aprovada, Mateus Sá passou a produzir as imagens com esse olhar mais direcionado. “Tentei transformar em imagens as lembranças que tinha e também de situações que eu imagino que poderiam ter acontecido comigo quando estava perdido. Foi um trabalho de arqueólogo da memória, procurando na região coisas que fizessem sentido pra mim dentro desta ideia”, revela.

Na palestra, será exibido um recorte de 150 imagens das milhares de fotografias que compõem o acervo, apresentado o processo criativo com o conjunto de referências, materiais e relatos do processo de orientação, a elaboração de estratégias de desenvolvimento e construção narrativa das fotografias.

Lugar das incertezas é também um trabalho que segue em andamento. Durante a apresentação será lançado o blog do projeto, espaço virtual que tem o objetivo de registrar a sobrevida da iniciativa com clipagem das matérias que tratem do assunto, bem como detalhes de possíveis exposições, imagens e textos que tenham relação com o conceito deste universo.

Serviço
Apresentação da Pesquisa de Linguagem Lugar das Incertezas, de Mateus Sá (fotos) e José Afonso Júnior (orientação)
Quarta (25/05) | 19h
Preto no Branco Imagem e Conceito (R. Vigário Tenório, 199, Bairro do Recife)
Gratuito

< voltar para home