Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Funcultura

Pedro Severien lança coletânea com sua filmografia

Com incentivo do Funcultura, "Todas as cores da noite e outros filmes que andam juntos" é o título do DVD que será lançado agora em setembro. Diretor pernambucano faz exibição em quatro cidades do Nordeste, seguidas de debate. Após passar por Caruaru, Natal e Maceió, o realizador faz exibição gratuita neste sábado (14), às 14h, no Recife, no Armazém do Campo

 

Caio Sales/Divulgação

Caio Sales/Divulgação

Pedro Severien circulará por várias cidades do Nordeste para lançar os DVDs de sua coletânea

Neste mês de setembro, o realizador pernambucano Pedro Severien circula por cidades do Nordeste para lançamento do DVD “Todas as cores da noite e outros filmes que andam juntos”. O projeto tem distribuição da Inquieta e incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, e do Governo Federal (Ancine).

Com dois volumes, o material audiovisual traz no DVD 1 o primeiro longa do realizador, Todas as cores da noite (2015), filme que circulou em diversos festivais no Brasil e no mundo, levando o prêmio de melhor filme pelo público no Festival de Cinema de Vitória de 2016. O DVD inclui versões com acessibilidade em libras, audiodescrição e legendas descritivas para surdos e ensurdecidos, e extras do filme, como making of, um registro da performance O circuito dos desafetos realizada durante o lançamento comercial do filme no Cinema São Luiz, em 2017, e o trailer original usado na divulgação em salas de cinema. Inclui ainda versões legendadas em inglês e espanhol.

O DVD 2 traz curtas-metragens ficcionais que construíram a pesquisa narrativa diretor até a realização do longa. Estão reunidos Carnaval inesquecível (2007), São (2009), Canção para minha irmã (2012), exibido em mais de 30 festivais, incluindo um dos mais importantes eventos de curtas-metragens do mundo, o Festival de Clermont-Ferrand, na França, Rodolfo Mesquita e as monstruosas máscaras de alegria e felicidade (2013) e Loja de Répteis (2014), que recebeu três prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Em diálogo com essas peças, o DVD 2 contém também trabalhos documentais e militantes nos quais Severien colaborou junto a outros realizadores e movimentos sociais. São eles: À margem dos trilhos (2014), correalizado com Marcelo Pedroso, sobre os impactos da especulação imobiliária a partir da ocupação do Cais José Estelita; Onde começa um rio (2016), correalizado com Julia Karam, Maiara Mascarenhas e Maria Cardozo, que se volta para as ocupações universitárias em defesa da educação pública e contra a PEC do teto de investimentos sociais; e Antiproibicionismo JAH!!! (2018), correalizado com Juliana Trevas, engajado na luta antiproibicionista e pela legalização da maconha.

A coletânea permite observar a diversidade de interesses do realizador. Desde sua investigação estética que flerta com o cinema de gênero para falar do horror social instaurado pela desigualdade e pelos privilégios da classe média, até a sua prática política com as imagens ao se engajar na realização de um cinema de intervenção social que visa fortalecer o debate público sobre temas como o direito à cidade. Severien é ativista ligado ao Movimento Ocupe Estelita, tendo participado da realização de mais de uma dúzia de filmes coletivos e colaborativos sobre a democratização do planejamento urbano.

Itinerância - O DVD tem lançamento itinerante com eventos nas cidades de Caruaru (2/9), Natal (11/9), Maceió (13/9) e Recife (14/9) – programação completa abaixo, em espaços de formação como universidades, cineclubes e salas de cinema que valorizam a produção brasileira independente. Nestes encontros, o diretor estará presente para debater com o público, conduzindo uma conversa sobre os filmes, processos criativos e reflexões estéticas e políticas no campo do cinema contemporâneo no país. Da tiragem de 500 cópias, 300 serão distribuídas gratuitamente para cineclubes e espaços públicos de formação. O restante das cópias serão comercializadas no modelo “pague quanto quiser”.

Em breve - Atualmente, Severien conduz oficinas de narrativa audiovisual, faz os ajustes finais no livro Quando as luzes se apagam, que será lançado em outubro, e prepara-se para filmar seu próximo longa-metragem Fim de semana no paraíso selvagem.

Serviço
1. Caruaru

Local: UFPE – sala p1, prédio de pedagogia, atrás da quadra de esportes
Data: 2/9 (segunda-feira)
Horário: 14h
Participação das professoras do curso de comunicação Fabiana Moraes e Iomana Rocha

2. Natal
Local: Auditório 1 do Departamento de Comunicação da UFRN (DECOM/UFRN)
Data: 11/9 (quarta-feira)
Horário: 15h às 19h
Contará com a participação do realizadores e professores Carlos Segundo (Núcleo Mareia) e Rodrigo Almeida (Coletivo Surto & Deslumbramento).
Correalização com a Sessão Teia-Brasil

3. Maceió
Local: Cine Arte Pajuçara
Data: 13/9 (sexta-feira)
Horário: 20h às 22h30
Exibição do filme todas as cores + conversa com diretor.
Bilheteria normal: R$ 8 meia; R$ 16 inteira

4. Recife
Local: Armazém do Campo (Rua do Imperador, 387, Santo Antônio)
Data: 14/9 (sábado)
Horário: 14h
Correalização com o MOVIMENTA Cineclube

< voltar para home